Mercado Florestal

Simpósio Brasil Sul discute a utilização de alimentos alternativos na suinocultura

O especialista mexicano Pepe Cuarón vai abordar as principais fontes nutritivas como alternativa ao uso do milho, alimento disputado no mercado internacional como fonte de biocombustível


Publicado em: 06/07/2012 às 10:30hs

Simpósio Brasil Sul discute a utilização de alimentos alternativos na suinocultura

O cenário já é conhecido pelo produtores de suínos: períodos de instabilidade, em função do baixo preço do produto associado aos elevados custos de produção. Como ingredientes  fundamentais  das dietas de suínos dois produtos que oscilam conforme as cotações mundiais. Milho e farelo de soja atingiram preços e patamares que assombram e se mostram estáveis, mas nas alturas, refletindo diretamente  na margem de lucro do suinocultor. Diante desta realidade é que o Simpósio Brasil Sul vai debater a utilização de alimentos alternativos  e subprodutos reconhecendo as potencialidades, restrições  e disponibilidade e reflexos diretos sobre a viabilidade e lucratividade do produtor.

Um dos mais importantes fóruns de difusão de conhecimento e troca de experiências chega à quinta edição com o desafio de oferecer ao setor alternativas e tecnologias para driblar a crise e melhorar resultados produtivos. O V SBSS – Simpósio Brasil Sul de Suinocultura, realizado de 14 a 16 de agosto no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes, em Chapecó,SC deve reunir cerca de 2 mil profissionais das Regiões Sul e Sudeste.

A quinta edição do SBSS – Simpósio Brasil Sul de Suinocultura, um dos mais importantes encontros técnicos brasileiros, vai debater a utilização dessas alternativas  na suinocultura, com a presença de profissionais de agroindústrias e cooperativas das Regiões Sul e Sudeste.  O tema faz parte da programação técnica do  encontro que vai contar com a participação de palestrantes vindos de países como Estados Unidos, México e dos principais centros de pesquisa brasileiros. “O Simpósio Brasil Sul de Suinocultura, a exemplo do que já acontece em avicultura, vem se consolidando como uma referência técnica para o setor, principalmente para os colegas que atuam na região sul do Brasil” declarou o Médico Veterinário João Batista Lancini, Presidente do Núcleo Oeste de Médicos Veteriários e Zootecnistas.

Os pacotes de inscrições já estão sendo comercializados, as inscrições tem os valores de R$290,00 para profissionais e R$200 para estudantes, mais informações através do telefone (49) 3329 1640 no Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas. O evento consolidado pelo alto nível técnico das palestras e deve reunir médicos veterinários, zootecnistas, produtores, representantes da agroindústria, pesquisadores, empresários e as principais empresas de todos os elos da cadeia produtiva.

Terça feira 14 de agosto


A programação científica vai começar, pela primeira vez, na tarde de terça-feira dia 14 de agosto as 14h com um Painel de Genética que vai reunir as principais empresas do segmento para discutir uma pauta elaborada por profissionais da agroindústria e cooperativas. No dia 15 de agosto, quarta feira, a palestra conjuntural “Perspectivas para a carne suína brasileira mercado interno e externo” com o consultor Osler Desouzart – OD Consulting abre a programação do dia. O especialista norte americano Joe Hancock, da Kansas State University vai abordar o tema “Efeito das práticas de produção de ração e da uniformidade da mistura no desempenho de suínos”. Na sequência o veterinário e pesquisador mexicano Pepe Cuarón, doutor em Nutrição Animal, vai apontar “Utilização de alimentos alternativos na suinocultura”.

No período da tarde serão debatidas tendências e tecnologias para o controle sanitário dos rebanhos com as palestras “Utilização de medicação via água de bebida na suinocultura: aspectos práticos e econômicos” com o Médico Veterinário Flávio Hirose. Um tema polêmico e preocupa os sanitaristas será apresentado pelo especialista Bradley Lawrence, que vai abordar “ A transição a um sistema de produção sem ractopamina e com quantidades reduzidas de antibióticos em suínos”.

Na manhã do dia 16 a programação técnica inicia com a palestra da renomada pesquisadora Janice Zanella, da Embrapa Suínos e Aves Concórdia sobre “Influenza suína situação brasileira e mundial”; complementada em seguida pela apresentação “Infecções respiratórias secundárias à Influenza” com Nelson Morés – Embrapa. Ainda dentro do tema o doutor em Sanida de Suínos, Luizinho Caron fala sobre “Considerações sobre vacinas e vacinação”. A programação vai ser encerrada pelo Dr. Paulo Vennemann com o tema “Adaptação e manejo de primíparas”.

Para esta edição as principais empresas, brasileiras e multinacionais, já confirmaram participação. Entre elas, estão Novus, Ajinomoto, Desfar, Ouro Fino,Vansil, Elanco, Pfizer, Safeeds, Vaccinar, Nutron, Virbac, Huvepharma, Farmabase, Phibro, Mcassab, Biometa, YES, Eurotec, Aliança VET, Sanphar, Agroceres Multimix, Genetiporc, MSD, DSM,Vitamix, Hertape Calier, Hipra e Boehringer Ingelheim.Paralelo à programação técnica será realizada a IV Pig Fair, uma feira de negócios e serviços que deve reunir os principais players da cadeia da suinocultura em Chapecó durante três dias. Mais informações no site www.nucleovet.com.br ou no telefone (49) 3329.1640.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Eventos Panty Assessoria

◄ Leia outras notícias