Mercado Florestal

Semana da carne suína no Nordeste deixa preços mais baixos para consumo

Diversidade de produtos garante cardápio variado para clientes


Publicado em: 13/09/2012 às 19:00hs

Semana da carne suína no Nordeste deixa preços mais baixos para consumo

Consumidores da região Nordeste poderão contar com preços baixos da carne suína na próxima semana. De 10 a 20 de setembro, 47 lojas da rede Pão de Açúcar, Extra e Extra Super nas 7 capitais da Região Nordeste: Fortaleza, Teresina, Natal, Maceió, Aracaju, João Pessoa, Recife e Salvador iniciam campanha de incentivo ao consumo da carne suína. Os consumidores acostumados a comprar pernil, costelinha e bisteca suína deverão se surpreender com os nomes nas gôndolas, como filé mignon suíno, picanha, carne moída, prime rib e coroa de costela.

A novidade dos cortes faz parte das inciativas de consumo da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) que atenda ao crescimento da classe C na região, consumidores que buscam produtos que ofereçam adicionais para a saúde, desenvolveu junto de profissionais de açougue mais de 100 tipos diferentes de cortes suínos, tornando-os mais práticos, saudáveis e funcionais.

“De sete a cada dez cartões de crédito no Brasil pertencem à classe C, que gosta de comer bem, comer muito e pagar pouco”, afirmou o publicitário e sócio-diretor do Instituto Data Popular, Renato Meirelles. “É nesse contexto a carne suína se sobressai em comparação às outras proteínas, pois é acessível do ponto de vista econômico, versátil, com cortes que apresentam padronização na maciez e sabor”, explicou o especialista que acredita ser esse “o grande mercado para a carne suína”.

A ação leva para as gôndolas dos supermercados o reposicionamento da imagem da carne suína, buscando disseminar os benefícios do produto ao consumidor final. “Para conquistar esse consumidor e fazer com que perceba a carne suína de maneira diferente é preciso mudar”, comenta o presidente da ABCS, Marcelo Lopes, que evidenciou que outros fatores indicam a necessidade de aprimorar o formato da carne suína no grandes centros consumidores. “Hoje o tamanho da família média brasileira diminuiu, caiu de 2,8 filhos por família em 1980 para uma média de 1,4 filhos em 2005, a preocupação com saúde e qualidade de vida não é mais como há 20 anos”, comenta.

De acordo com o estudo Impacto do Consumo da Carne Suína sobre a Saúde Humana, realizado pela ABCS em 2006, se comparado ao peito de frango e ao filé mignon bovino, o lombo suíno apresenta teor de colesterol inferior ao das duas carnes. “A carne suína é um alimento importante porque a sua proteína é completa e contém vitaminas do complexo B e sais minerais. Considerando principalmente o lombo, o corte apresenta baixo teor de gordura e calorias, e a sua composição de ácidos graxos encontra-se em proporção adequada, com menos de 40% de ácidos graxos saturados”, concluiu no documento a doutora em Ciência de Alimentos pela Faculdade de Engenharia de Alimentos da UNICAMP, Neura Bragagnolo.

Luiz Roberto Baruzzi, gerente comercial nacional do Grupo Pão de Açúcar, explica que a ação ajudará a alavancar as vendas do produto na região. “O Pão de Açúcar, segundo seus dirigentes, está decidido a ampliar a presença da carne suína nas gôndolas e a oferecer uma maior variedade de cortes, em consonância com o perfil da demanda de seus clientes. Hoje o que o consumidor procura é uma carne porcionada, versátil e que atenda as suas exigências de qualidade e essa campanha vem para mostrar que o produto pode ser tudo isso”, afirmou.

Na campanha também serão distribuídas cartilhas com informações sobre os benefícios do consumo de carne suína para saúde, orientações de como verificar a qualidade do produto na hora da compra e quais devem ser os cuidados na higienização. A cartilha irá contar com receitas e dicas para melhorar a saúde com a alimentação.