Publicado em: 26/04/2012 às 19:10hs
Na ocasião, Christiano Nascif, zootecnista e mestre em Produção de Ruminantes pela Universidade Federal de Viçosa, apresentará palestra sobre gestão e competitividade nos negócios rurais. A entrada é gratuita e as confirmações podem ser feitas com Eduardo Coulaud - Suinco, pelo celular (34) 9691-2741.
A metodologia do Programa de Gestão Avançada da Suinocultura é similar à do Educampo, criado pelo Sebrae-MG e implementado em atividades como leite, café e cana. “O objetivo é oferecer aos suinocultores o entendimento do que é uma empresa rural e apontar caminhos para a viabilidade e sustentabilidade econômica da atividade”, destaca Marcos Geraldo Alves, analista do Sebrae-MG.
O Programa abrange diagnósticos das propriedades, com o levantamento de informações econômicas relacionadas à produção da carne suína. “Esses diagnósticos vão permitir ao produtor entender o que compõe o custo real da granja”, acrescenta Marcos. Com base nos resultados do diagnóstico, o Sebrae-MG vai traçar um plano de desenvolvimento gerencial das propriedades.
Segundo o analista do Sebrae-MG, as granjas da região do Alto Paranaíba dispõem de tecnologias modernas de produção, mas ainda podem avançar na gestão empresarial da atividade. “O Sebrae-MG vai desenvolver e acompanhar indicadores como capital investido pelo empreendedor e retorno financeiro da atividade. Vamos traçar um comparativo entre as empresas, para identificar a mais eficiente do ponto de vista econômico. Outra proposta é possibilitar o benchmarking entre os produtores, aproveitando a própria competência instalada das empresas”, explica Marcos Geraldo.
O Programa de Gestão Avançada da Suinocultura tem a parceria da Suinco (Cooperativa de Suinocultores) e apoio da Astap (Associação dos Suinocultores do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba), Asemg (Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais) e ABCS (Associação Brasileira dos Criadores de Suínos).
Fonte: Agência Sebrae de Notícias ? MG
◄ Leia outras notícias