Mercado Florestal

Sebrae-MG lança programa pioneiro de gestão avançada para Suinocultura

Quinze empresas rurais da região do Alto Paranaíba serão alvo do Programa de Gestão Avançada da Suinocultura, realizado pioneiramente no Brasil pelo Sebrae-MG. A apresentação do programa será feita no dia 9 de maio, às 19h30, no HZ Hotel, em Patos de Minas.


Publicado em: 26/04/2012 às 19:10hs

Sebrae-MG lança programa pioneiro de gestão avançada para Suinocultura

Na ocasião, Christiano Nascif, zootecnista e mestre em Produção de Ruminantes pela Universidade Federal de Viçosa, apresentará palestra sobre gestão e competitividade nos negócios rurais.  A entrada é gratuita e as confirmações podem ser feitas com Eduardo Coulaud - Suinco, pelo celular (34) 9691-2741.

A metodologia do Programa de Gestão Avançada da Suinocultura é similar à do Educampo, criado pelo Sebrae-MG e implementado em atividades como leite, café e cana. “O objetivo é oferecer aos suinocultores o entendimento do que é uma empresa rural e apontar caminhos para a viabilidade e sustentabilidade econômica da atividade”, destaca Marcos Geraldo Alves, analista do Sebrae-MG.

O Programa abrange diagnósticos das propriedades, com o levantamento de informações econômicas relacionadas à produção da carne suína. “Esses diagnósticos vão permitir ao produtor entender o que compõe o custo real da granja”, acrescenta Marcos. Com base nos resultados do diagnóstico, o Sebrae-MG vai traçar um plano de desenvolvimento gerencial das propriedades.

Segundo o analista do Sebrae-MG, as granjas da região do Alto Paranaíba dispõem de tecnologias modernas de produção, mas ainda podem avançar na gestão empresarial da atividade. “O Sebrae-MG vai desenvolver e acompanhar indicadores como capital investido pelo empreendedor e retorno financeiro da atividade. Vamos traçar um comparativo entre as empresas, para identificar a mais eficiente do ponto de vista econômico. Outra proposta é possibilitar o benchmarking entre os produtores, aproveitando a própria competência instalada das empresas”, explica Marcos Geraldo.

O Programa de Gestão Avançada da Suinocultura tem a parceria da Suinco (Cooperativa de Suinocultores) e apoio da Astap (Associação dos Suinocultores do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba), Asemg (Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais) e ABCS (Associação Brasileira dos Criadores de Suínos).

Fonte: Agência Sebrae de Notícias ? MG

◄ Leia outras notícias