Mercado Florestal

PRATICS leva conhecimento técnico ao XII Festival do Leitão de Rio Verde/GO

Ação do PNDS capacita mais de 250 profissionais


Publicado em: 01/11/2012 às 16:50hs

PRATICS leva conhecimento técnico ao XII Festival do Leitão de Rio Verde/GO

Uma parceria entre Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), a Associação Goiana de Suinocultores (AGS), o Sebrae/GO e a Associação dos Granjeiros Integrados do Estado de Goiás (AGIGO), por meio das ações do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), permitiu inserir na programação do XII Festival do Leitão, que aconteceu de 19 a 21 de outubro, o Programa PRATICS, desenvolvido pela Integrall Soluções em Produção Animal.

Sintonizado com a inovação constante e com a busca de soluções práticas para a suinocultura de ponta, o programa é um treinamentos gerencial e técnico, que tem como público-alvo produtores, gestores, chefes de setor e demais profissionais envolvidos com a rotina operacional das granjas de suínos.

Com o tema ligado ao impacto econômico da sanidade nas granjas suinícolas, o médico-veterinário e consultor da Integrall, Bruno Carraro, apresentou aos mais de 250 profissionais presentes, os problemas sanitários nas granjas e sua representação nas perdas econômicas ao processo. “A prevenção normalmente é uma excelente ferramenta na redução dos prejuízos causados. Devemos sempre avaliar o retorno econômico dos métodos de prevenção adotados para determinar a viabilidade dos controles”, explica o consultor. Durante a apresentação, o consultor abordou ainda os pontos de controle para monitoria da ocorrência de doenças e destacou as rotinas adequadas de trabalho em equipe. “Com isso a implantação do correto protocolo de prevenção se torna ágil e eficiente”, completa.

Para Iuri Machado, facilitador da AGIGO, o objetivo do treinamento foi qualificar os gerentes, encarregados, produtores e técnicos envolvidos com a suinocultura de Goiás. “Este ano abordamos assuntos relacionados à sanidade, manejo de maternidade em granjas de alta prolificidade, além de uma visão econômica do uso de dejetos em pastagens”, completa. O facilitador frisa que os temas são escolhidos com base em assuntos da atualidade da suinocultura brasileira e também pelos principais aspectos de dúvidas e questionamento por parte dos profissionais do setor. “No festival apresentamos também algumas tecnologias e novidades que contribuem com a difusão de informações e atualização de assuntos importantes para os participantes do encontro”, garante.

Segundo Crenilda Neves, o festival este ano trouxe inovação e soluções práticas para a suinocultura local. “As ações voltadas para produção e consumos são de grande importância para o desenvolvimento da suinocultura. Este ano com a implantação do PRATICS no festival, apresentamos conteúdo técnico eficiente para os produtores participantes”, conclui.

O encerramento do 12° Festival do Leitão de Rio Verde, considerado o maior encontro técnico e gastronômico da suinocultura goiana realizado anualmente, contou com a entrega dos certificados aos participantes e com um café de despedida. No domingo, dia 21, a última ação da 12ª edição do festival foi um almoço aberto à comunidade, que aconteceu no Centro de Tradições Gaúchas de Rio Verde (CTG). Organizado pela AGIGO o almoço teve o objetivo de divulgar a carne suína e concluir discussões voltadas para o cenário suinícola. Segundo a organização do evento, mais de mil pessoas estiveram presentes no encontro.

Fonte: ABCS - Associação Brasileira dos Criadores de Suínos

◄ Leia outras notícias