Mercado Florestal

PNDS promove palestra sobre a qualidade da carne suína em universidade do DF

Estudantes e professores são capacitados sobre os benefícios e a saudabilidade da carne suína


Publicado em: 25/05/2012 às 12:50hs

PNDS promove palestra sobre a qualidade da carne suína em universidade do DF

O Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), em parceria com a Associação dos Criadores de Suínos do Distrito Federal (DFSuin), o Sindicato dos Suinocultores do DF (Sindisuínos) e Sebrae/DF, promoveu palestra sobre os aspectos nutricionais da carne suína para mais de 30 estudantes e professores de gastronomia, enfermagem e nutrição do centro universitário UNIEURO. A ação aconteceu na 7º Jornada da Saúde, evento institucional que conta com palestras, cursos, seminários e apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), e visa a promoção da saúde e o compromisso social.

Em um primeiro momento os alunos puderam conhecer um pouco sobre a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e o PNDS. Na palestra ministrada pela gerente executiva nacional do PNDS, Anny Almeida, os alunos conheceram um pouco mais sobre as características do projeto e o papel da associação para o crescimento do mercado suinícola. Segundo a gerente, o objetivo foi levar a informação profissional a estes alunos para desmistificar e quebrar o preconceito ainda existente sobre a carne suína. “Acreditamos que ações como essa, junto aos futuros formadores de opinião na sociedade podem mudar no longo prazo o consumo da carne suína. Quando reunimos estudantes de nutrição para abordar a atual realidade da produção de suínos e qualidade do nosso produto estamos conscientizando uma nova geração, que esperamos ser um grande aliado no consumo diário dessa proteína”, explicou.

Já a consultora do PNDS e nutricionista especializada em obesidade e síndrome metabólica, Thaliane Dias, ministrou a palestra levando aos alunos os aspectos nutritivos e a saudabilidade que o produto oferece. Para nutricionista, informar estes profissionais garante uma promoção da carne suína baseada em conhecimento teórico especializado. “Acredito que a medida que os profissionais de saúde e chefs de cozinha tem conhecimento dos produtos que prescrevem e comercializam, tem condições de torna-lo mais presente na mesa do consumidor, em consequência, a demanda do produto aumenta”, ressalta a nutricionista. Thaliane acrescenta ainda que os alunos estão atentos e receptivos a todas as informações repassadas.

A professora e nutricionista, Raquel Adjafre, participou da palestra e acredita que essas informações devem ser de conhecimento de todos que lidam com a saúde humana. “A palestra foi de grande importância para todos que estavam presentes, bem ministrada e com diversas informações que contribuem para construção de um novo pensamento em relação à carne suína. É preciso colocar para os alunos que o suíno deixou de ser o porco. Hoje a visão é de uma carne saudável e saborosa”, encerra.

Fonte: Comunicação ABCS

◄ Leia outras notícias