Mercado Florestal

PNDS oferece curso de cortes e treinamento de merendeiras na região de Erechim

Ações serão aplicadas em julho


Publicado em: 21/06/2012 às 13:30hs

PNDS oferece curso de cortes e treinamento de merendeiras na região de Erechim

O Programa Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) segue com os trabalhos desenvolvidos no Rio Grande do Sul. Junto ao Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Erechim, o PNDS apresentou às agroindústrias regionais, na última semana, uma ação de capacitação em cortes suínos, aliada a consultoria de Boas Práticas de Fabricação (BPF) e melhoria de práticas de fabricação de embutidos. "Contamos com diversas participações e contribuições das agroindústrias durante a apresentação do projeto, o que tornou o encontro bastante produtivo", destaca o coordenador estadual do PNDS, Rodrigo Rizzo. Participaram da apresentação a gestora executiva nacional do PNDS, Anny Almeida; a assistente do setorial do Agronegócio do Sebrae/RS, Miriam de Lourdes Menezes da Silva; e o gestor de Projetos do Sebrae Erechim, Ronaldo Kloeckner.

O município de Erechim conta com 46 agroindústrias, das quais 26 trabalham com proteína animal e oito delas com carne suína. Também estiveram presentes no encontro empresários de Aratiba e Três Arroios. "Vamos trabalhar com um repasse de metodologia de BPF junto a dez agroindústrias da região para atualização e padronização e também com oficinas de corte suíno", explica Rizzo.

Segundo a gestora executiva nacional do PNDS, o curso de cortes será aplicado em Erechim e Barão de Cotegipe, com previsão de realização para os dias 25 e 26 de julho.

Merenda escolar

Outro trabalho desenvolvido em Erechim trata da apresentação da ação de inserção da carne suína na alimentação escolar das escolas municipais e estaduais da região norte. A comitiva esteve na Secretaria Municipal da Agricultura em reunião com entidades e lideranças locais, entre elas a secretária municipal de Educação, Elaine Alves da Rocha. "Conhecemos um pouco do excelente trabalho que já vem sendo realizado em no município e ajustamos um treinamento para capacitação ", comenta Rizzo.

Em torno de 60 merendeiras devem participar do treinamento agendado para os dias 23 e 24 de julho. Os insumos serão custeados pela Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs).

Fonte: Assessoria de Comunicação Acsurs

◄ Leia outras notícias