Mercado Florestal

PNDS intensifica ações de produção no estado da Bahia

Consultorias do SUINTEC nas granjas da Bahia ajudam na qualificação dos produtores e aprimoramento dos processos produtivos


Publicado em: 16/04/2012 às 07:50hs

PNDS intensifica ações de produção no estado da Bahia

Em busca de uma estrutura cada vez mais sólida para a suinocultura regional, a Associação Baiana dos Suinocultores (ABS), lança por meio do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) em parceria com o Sebrae/BA, seu plano de trabalho para 2012. Com foco na produção de suínos, o projeto visa capacitar o elo base da cadeia, abrangendo métodos e processos desempenhados ao longo do ciclo produtivo, oferecendo aos produtores a oportunidade de introduzir nas suas propriedades novos conceitos de gestão e gerenciamento com foco na qualidade de produção.

O programa de Inovação e Tecnologia em Suinocultura (SUINTEC), em sua segunda etapa nesse ano, será uma das grandes ações do estado. Com mais de 15 regiões participantes e mais de 20 granjas atendidas em 2011, o projeto estruturado para levar inovação e tecnologia às granjas produtoras de suínos, tem o objetivo de melhorar a eficiência do processo produtivo. Em parceria com o  Sebrae/BA, a ação identifica as fragilidades do ciclo, desenvolve análise qualitativa sobre os principais pontos e retorna para identificar a evolução.

Para Lucia Leite, Gestora do Projeto Suinocultura na Bahia no Sebrae/Ba o SUINTEC é um reforço primordial as granjas da região. “A importância do projeto está no desenvolvimento, capacitações e consultorias de cunho técnico e gerencial destinadas às granjas produtoras de suínos do estado da Bahia. O propósito é torná-las mais qualificadas e produtivas”. Por conta dos resultados satisfatórios da 1ª fase, este ano o Sebrae em parceria com a ABCS e a ABS estará implementando a 2ª fase do programa, onde constarão ações de melhoria das granjas que foram apontadas no diagnóstico realizado na 1ª fase encerrada ao final de 2011.

Neste ano, os produtores de suínos contarão também com o Programa de Capacitação Total da Suinocultura, já desenvolvido no ano passado, mas que em 2012 tem seus temas voltados para o meio ambiente e a sustentabilidade. Com o ciclo de quatro minicursos modulares de capacitação de gerentes de granjas e chefes do setor, o projeto, que será apoiado pelo Sebrae/BA,  incentivará neste ano os produtores a desenvolver ações e precauções que reduzam o impacto da  criação de suínos ao meio ambiente. O objetivo desta ação é mostrar aos produtores uma forma sustentável para criação de suínos, explica a gestora, Lucia Leite.

O plano traz ainda o treinamento em “produção e manejo suínos”, um dos seis módulos do Programa Capacitação Profissional em Suinocultura desenvolvido em parceria com o SENAR Nacional, ministrado pelos instrutores do SENAR da Bahia  que visa a formação de colaboradores e funcionários de granjas. Segundo José Márcio Fernandes Caruso, coordenador de programas do SENAR/BA, o programa tem o objetivo de capacitar produtores para o desenvolvimento da suinocultura. “Preparar esses colaboradores, levar até ele informações atualizadas e coerentes com a sua atividade, cria uma padronização no processo referente a carne suína”, diz.

A indústria também faz parte do plano de trabalho da ABS com a consultoria continuada em agroindústrias. A entidade visa melhorias nos processos industriais da região. Já no mês de abril o projeto será implantado na Agroindústria Saboritta, com o objetivo de aprimorar a eficiência nos processos de abate, desossa, triparias e miúdos, visando maximizar os resultados de cada operação mantendo suas características de qualidade e apresentando oportunidades de ganhos financeiros.

Ainda como parte das ações, o PNDS conta com a possibilidade de participação em feiras e eventos como AGROPEC, SuperBahia 2012, Bahia Farm Show, além do Nordeste Gourmet e Fenagro. O presidente da Associação Baiana de Suinocultura (ABS), Marcelo Plácido, acredita que a junção de todas as ações do PNDS fortificará o desenvolvimento da suinocultura no estado. “Já estamos verificando este desenvolvimento através da melhor capacitação do produtor traduzida em números produtivos e ampliação do plantel do estado. O produtor tem buscado se engajar no PNDS e tem valorizado o avanço do Plano no estado, reconhecendo-o como grande transformador da realidade atual da suinocultura baiana e brasileira”, comenta. Plácido explica ainda que neste ano o PDNS terá papel fundamental na consolidação da entidade no estado. “Em 2012, nosso plano de trabalho também prevê a estruturação estratégica e física da ABS. Creio que com esse espaço será possível ampliar o atendimento aos produtores e também associados”, diz.

“Conseguimos estruturar junto aos parceiros um plano de trabalho sistêmico para esse ano. Trabalhar a sustentabilidade e fornecer treinamentos nessa área ligados ao meio ambiente é uma ação de base para nosso trabalho e desenvolvimento da suinocultura baiana de forma competitiva e ambientalmente correta”, explica a coordenadora nacional do PNDS, Lívia Machado.

Lívia acrescenta ainda que ações em todos os elos da cadeia realizadas em conjunto fortificam o crescimento da suinocultura no estado. “Os treinamentos para os colaboradores de granja via Senar/BA serão essenciais para melhoria de manejos e processos. A aplicação de consultoria de Boas Práticas de Fabricação na agroindústria nos permite maior garantia de segurança alimentar aos consumidores e as ações de comercialização buscam o aumento da carne suína na cesta dos baianos” encerra.

Fonte: Comunicação ABCS

◄ Leia outras notícias