Publicado em: 10/09/2012 às 16:10hs
Mais de 30 suinocultores e gerentes de granjas em Fortaleza/CE participaram entre os dias 21 e 29 de agosto do Programa de Qualificação Profissional em Suinocultura, treinamento modular desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) em parceria com o Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS). A qualificação foi realizada pela Associação dos Suinocultores do Ceará (ASCE), junto do Senar/CE e o Sebrae/CE.
No primeiro módulo, destinado à gerentes de granja, os participantes conhecerem um pouco mais sobre o papel do gerente na formação da equipe e algumas características essenciais para uma gestão de qualidade aplicada à produção. Dentre as principais características de um bom gestor, está o conhecimento do sistema de produção que opera, a capacidade de lidar com contradições e disponibilidade para aprender. Dentre o conteúdo de 40 horas de curso, os gerentes puderam aprender sobre o sistema de produção e gestão ambiental: modelos, conceitos e resultados; sanidade suína: teoria e prática; reprodução suína: manejo reprodutivo e centrais de inseminação.
Segundo o consultor do Senar/CE Luciano Lima, a qualidade na produção é um dos princípios básicos para o desenvolvimento do setor. “Os gestores estão sempre em processo de aprendizagem e capacita-los desenvolve o seu perfil de liderança, capacitando seus colaboradores e formando novos funcionários. Observamos que os participantes estão motivados em receber novas informações, reciclando suas experiências e implicados em oportunizar em seus ambientes de trabalhos os aprendizados adquiridos”.
Para Rosangela Maria, proprietária da granja Santa Helena, “o curso foi muito produtivo, muitas dúvidas foram esclarecidas por profissionais altamente qualificados. Os materiais didáticos também ajudaram bastante na fixação do conteúdo”, diz. Rosangela acrescenta que as informações sobre manejo de reprodução foi um dos pontos mais interessantes da qualificação “Foi muito importante conhecer um pouco sobre o protocolo de inseminação e as aplicações de medicamentos em matrizes, são procedimentos comuns dentro da granja, mas que exigem o conhecimento do profissional de suinocultura”, comenta.
Para a gestora da ASCE, Paula Braga, a importância da qualificação está na oportunidade que os gerentes das granjas têm de aprimorar seus conhecimentos sobre a gestão e a produção no setor suinícola. “A qualificação desses profissionais irá trazer o desenvolvimento para a suinocultura cearense, colocando no quadro de colaboradores de cada granja um profissional esperto e com conhecimento na área, promovendo assim uma suinocultura com maior qualidade e com uma maior lucratividade”.
O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, acredita no programa como uma oportunidade que os participantes têm de se qualificar em todos os módulos referentes à manejo da granja, além de gestão e questões referentes ao meio ambiente. “Como a suinocultura é uma atividade de rápidas evoluções e mudanças, as novas tecnologias também acompanham esses avanços. Assim, a ABCS acredita que é uma oportunidade para que cada produtor aprimore suas técnicas de gestão e capacite gratuitamente todos os colaboradores de sua granja”.
Fonte: ABCS
◄ Leia outras notícias