Mercado Florestal

PNDS conquista mais uma região em Minas Gerais e une 3 cooperativas, indústria e varejo para mais um desafio

No mês de março começam as ações do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) nas cidades de Pará de Minas, Itaúna, Divinópolis, Nova Serrana, Bom Despacho e Formiga


Publicado em: 15/03/2012 às 11:20hs

PNDS conquista mais uma região em Minas Gerais e une 3 cooperativas, indústria e varejo para mais um desafio

Esta será a terceira região de Minas Gerais a receber o PNDS. Assim como nos dois outros projetos existentes nas regiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Zona da Mata, os parceiros da região Centro-Oeste irão contribuir financeiramente com as atividades do PNDS, fazendo com ganhe força e seja possível investir ainda mais nas atividades programadas para o estado. “O diferencial desse projeto é que o elo varejo também irá colaborar para o aumento de vendas da carne suína, fato inédito na trajetória do PNDS a nível nacional”, explicou a coordenadora nacional do PNDS, Lívia Machado.

As ações do PNDS que serão coordenadas pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e executadas pela Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (Asemg) em parceria com Sebrae/MG e parceiros locais , serão de formação e aprofundamento de algumas técnicas da produção de suínos, bem como na área de comercialização e também dos processos industrias referentes à carne suína. As atividades acontecerão com o apoio direto da Cooperativa dos Granjeiros do Oeste de Minas (Cogran); Cooperativa dos Produtores Rurais do Oeste de Minas Gerais (Cooperoeste); Cooperativa dos Suinocultores Paraminenses (Cosuipam); ABC Supermercados e Adeel Alimentos.

Dentre as ações propostas para as cidades em 2012, o PNDS destaca a na área de produção os cursos de qualificação modular junto ao Senar/MG e uma turma do QT Rural, realizado em parceria com o Sebrae/MG. Além disso, já estão previstas na área de industrialização, consultorias para o a Rede ABCS Supermercados e para o frigorífico Adell no aprimoramento dos cortes suínos. Já para a comercialização as atividades terão foco nos cursos de cortes e palestras de saudabilidade, bem como campanhas em supermercados para incentivo ao consumo.

A novidade na região de Pará de Minas é a “Cultura de Cooperação”, que tem o objetivo de mostrar aos produtores a importância de união e do crescimento conjuntos, proporcionando assim uma alavancagem da suinocultura na região. Segundo Lisiany Marinho, Analista do Sebrae/MG, “O projeto vem para ajudar a fortalecer as cooperativas como um todo, além de contar com algumas técnicas para estimular a interação e principalmente, como o próprio nome diz, a cooperação entre elas”.

Para o presidente da Cooperativa dos Granjeiros do Oeste de Minas (Cogran), Antônio Melo Silva, o projeto na região vai trazer não só uma visão para o consumo de carne suína como aprimorar a produção. “Além do treinamento e do aprimoramento dos funcionários das granjas, a iniciativa do PNDS na região trará o aumento de consumo da carne suína per capita”, diz. “Atingir o alvo mais alto possível” com essas palavras que Antônio define o quanto é importante a presença de ações de incentivo a suinocultura, mostrando que Pará de Minas é o terceiro polo produtor de suínos no estado e a Cogran, assim como outras empresas, acreditam no projeto.

A expectativa é de padronizar a qualidade da carne suína e melhorar as parcerias do setor produtivo, cooperativas, indústrias e varejo. Para o Presidente do Conselho de Administração da Cooperoeste, Inácio Jeunon Diniz, o PNDS é um forte aliado para essa qualificação. “A cooperativa decidiu investir no PNDS por ser um programa bem estudado e elaborado que visa melhorar as condições de trabalho do produtor”, diz.

Minas Gerais é o estado que vem aderindo cada vez mais o PNDS, segundo o presidente da Asemg, João Bosco Martins Abreu. “Nosso estado é um dos maiores consumidores de carne suína, pois a comida mineira já traz este ingrediente como cultura e as ações nas diferentes regiões vêm aprimorar o consumo e a produção do produto”, encerra.

Aproveitando o momento de cooperativista incentivado pela presença do PNDS na região, a ABCS realizará no próximo dia 22 de março, junto a todos os parceiros do estado, o “II Circuito do Conhecimento ABCS”. Voltado os produtores e gerentes de granjas, o encontro tem como objetivo apresentar novas técnicas de gestão, oportunidades de investimento e capacitação na granja, além de uma versão atualizada no mercado suinícola no país e estratégias para o fortalecimento do suinocultor brasileiro.

Fonte: Comunicação ABCS

◄ Leia outras notícias