Mercado Florestal

Mundo da Suinocultura capacita mais de 650 pessoas durante a Fenamilho em MG

Destaque no evento, a ação contou com atividades nos três elos da cadeia


Publicado em: 15/06/2012 às 19:40hs

Mundo da Suinocultura capacita mais de 650 pessoas durante a Fenamilho em MG

Entre os dias 01 e 10 de junho, a suinocultura mineira esteve representada junto aos participantes da Fenamilho 2012 em Patos de Minas por meio de cursos, palestras e contato direto com o consumidor final. As atividades do setor suinícola em meio a Feira Nacional do Milho –  evento que recebeu cerca de 450 mil pessoas, entre produtores rurais, comunidade e representantes das cadeias do milho, café, leite e suínos – tiveram início com a abertura oficial do estande “Mundo da Suinocultura”, um espaço de 300 m² onde informações sobre a carne suína puderam ser visualizadas pelos  participantes do evento com o objetivo de quebrar paradigmas em relação aos mitos que cercam a carne.

“A edição desse ano da Fenamilho teve como novidade o Mundo da Suinocultura cujo propósito foi divulgar a cadeia suinícola junto à população, apresentando os seus processos de uma forma dinâmica e uma visão institucional que despertasse o interesse das crianças, pessoas ligadas à culinária, médicos, nutricionistas, comerciantes de carnes e donas de casas” explicou Cláudio Nasser, presidente do Sindicato Rural de Patos de Minas e do Frigorífico Suinco, responsável pela realização do evento.

As ações fazem parte das atividades do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), que acontece na região do Triângulo e Alto Paranaíba, numa parceria entre a Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (ASEMG), Associação dos Suinocultores do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Astap), Frigorífico Suinco, Sebrae/MG e Sindicato Rural da cidade.

Destaque nas atividades no evento estava a palestra do biomédico com especialização em saúde pública e marketing, Dr. Roberto Figueiredo, conhecido nacionalmente por estrelar o quadro “Dr. Bactéria” do programa Fantástico. O médio falou aos profissionais da saúde e formadores de opinião da cidade de Patos de Minas sobre os Aspectos Qualitativos da Carne Suína. “A palestra foi bastante produtiva. Conseguimos mostrar aos cerca de 200 participantes que diversas informações que  os mesmos julgavam verdadeiras a respeito do consumo da carne suína, não passam de mitos” disse o Dr. Bactéria.

Outra ação que agradou os participantes foi a aula de culinária com o chef e apresentador Edu Guedes, do Programa Hoje Em Dia, da Record. Com duas receitas a base de carne suína, strogonoff de filé mignon e carne louca, Edu esclareceu os mitos e as verdades disseminadas entre

a população brasileira acerca da carne suína para mais de 250 participantes. “O evento não poderia ter sido mais positivo. A oportunidade de aprender receitas, feitas à base de produtos típicos da nossa terra, com um profissional tão reconhecido e carismático quanto o apresentador, proporcionou não só a mim, como a todos os participantes, uma experiência inesquecível. Por isso, parabenizo os profissionais envolvidos na organização do evento pela iniciativa”, comentou Lorena Cristina, participante do evento.

As crianças também tiveram espaço no Mundo da Suinocultura. O destaque ficou para a peça teatral “O Fantástico Mundo Suíno”, com o Grupo de Teatro Tupam/Unipam. Mais de 300 crianças puderam aprender que a carne suína não é vilã e sim uma aliada na alimentação saudável. Para o presidente da ASTAP, Altair Olímpio, a Fenamilho surpreendeu pelos resultados. “Com a união das associações foi possível um trabalho coordenado, trazendo inúmeras ações em um único espaço”, comentou.

O Mundo da Suinocultura também recebeu  o curso  “Elaboração de cortes à base de carne suína”  ministrado pelo consultor de cortes suínos, Daniel Furtado, onde profissionais de açougue e demais interessados no tema puderam conhecer os diversos cortes que podem ser  retirados a partir de uma carcaça suína, totalizando em dois dias de curso cerca de 120 capacitados. Durante o encontro o consultor também falou aos telespectadores do jornal MGTV, da Rede Globo, sobre os diferenciais desta proteína e seus cortes poucos conhecidos pelos consumidores.

Já o seminário “Gerentes em Ação”, tradicionalmente realizado pela Astap, que aconteceu no primeiro dia do evento, apresentou por meio de palestras proferidas pelos gerentes locais novidades sobre as boas práticas adotadas nas granjas da região aos mais de 80 profissionais presentes na ação. “Este seminário leva até os gerentes e produtores novidades e informações técnicas sobre o setor. É uma ação de sucesso que muito tem a somar para o desenvolvimento do dia a dia nas granjas” explicou Wladimir Fortes, diretor técnico da Astap.

Na oportunidade, o frigorífico Suinco realizou o lançamento da sua nova linha de produtos suínos, a Premiada. “A Fenamilho foi um ótimo momento para mostrar aos consumidores nossa nova marca. É importante mostrar que os produtos suínos estão sendo aperfeiçoados e também trazer os clientes para eventos que oportunizam novos negócios”, comentou Luciano Melo, do departamento de marketing da Suinco. “O trabalho do PNDS está atingindo seus objetivos e sua participação na feira trouxe mais conteúdo ao evento”, reforça.

Para a coordenadora nacional do PNDS, Lívia Machado, o formato da ação foi o diferencial para esses resultados. “O Mundo da Suinocultura nos permitiu capacitar os três elos da cadeia em ação única: produção, através  do encontro dos Gerentes, Indústria, através dos cursos de cortes e a Comunidade com as ações para as crianças e palestras  para estudantes de Medicina e Nutrição”. Ainda para a coordenadora, a ula de gastronomia para as Donas de Casa e profissionais de restaurantes com o Edu Guedes trouxe grande notoriedade ao nosso produto. “O sucesso da ação está comprovada no número de pessoas capacitadas e na sensibilização da comunidade. Se queremos mudar o cenário de consumo da carne suína no Brasil precisamos intensificar ações similares” encerrou.