Publicado em: 16/07/2012 às 09:10hs
O deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC), que vem acompanhando a situação da crise e cobrando do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) uma posição firme para conter a crise, participou do evento que iniciou pela manhã no auditório Petrônio Portela, no Senado Federal.
Colatto salienta que as medidas anunciadas pelo Ministério não atendeu as expectativas dos suinocultores. “Esperávamos que o ministro pudesse dar decisões mais concretas, ou confirmar aquilo que ele já havia anunciado para os deputados e senadores, como financiamento de matrizes, facilitar aquisição de alimentos e financiar estocagem de leitões. Infelizmente ele não se preparou para dar essa notícia aos agricultores que vieram para Brasília”, disse Colatto.
O parlamentar que faz parte da Frente Parlamentar da Suinocultura garante que a luta continua. Colatto destaca a necessidade de buscar recursos junto ao Ministério da Fazenda para salvar a suinocultura. “Precisamos ainda que os supermercados façam promoções e o consumidor compre mais carne suína, saudável e essencial em nossa alimentação”, justificou.
O presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), Losivânio De Lorenzi, saiu descontente da audiência. Declarou que se as medidas anunciadas realmente forem implementadas podem refletir positivamente. “Não tivemos a confirmação de nossa principal reivindicação, que é o preço mínimo do suíno. Colocamos nossos problemas novamente, e pedimos uma nova audiência com o ministro para acertar a situação”, disse Lorenzi.
Entre as medidas anunciadas pelo Governo Federal está uma Linha Especial de Crédito (LEC) para a comercialização de leitões ao preço de R$ 3,60/kg. Estão disponíveis R$ 200 milhões com taxas de juros de 5,5% ao ano. O financiamento pode ser acessado por produtores, agroindústrias, cooperativas e varejistas. As dívidas de custeio com vencimento ou já vencidas em 2012 foram prorrogadas para janeiro de 2013. Já as parcelas de investimento serão adiadas por um ano após o vencimento da última mensalidade.
Fonte: Assessoria de Imprensa ? Deputado Federal Valdir Colatto
◄ Leia outras notícias