Mercado Florestal

Mais de 30 suinocultores do ES e GO participam de Missão Técnica em Minas Gerais promovida pelo PNDS

A missão ocorreu durante os dias 22 e 23 de agosto em Ponte Nova/MG e contou com a parceria da Associação Goiana de Suinocultores (AGS), Associação dos Suinocultores do Espírito Santo (ASES) e o Sebrae estaduais, que contribuíram para que as duas comitivas pudessem conhecer o trabalho realizado em Minas Gerais


Publicado em: 10/09/2012 às 10:20hs

Mais de 30 suinocultores do ES e GO participam de Missão Técnica em Minas Gerais promovida pelo PNDS

Aprendizado, troca de experiência e crescimento do setor suinícola foram os focos da Missão Técnica realizada pelo Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), que levou mais de 30 produtores e colaboradores de granjas suínas do estado de Goiás e Espírito Santo para conhecerem a atuação da Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga (Assuvap) e Cooperativa dos Suinocultores de Ponte Nova e Região (Coosuiponte)e Frigorífico Saudali, exemplos de união entre os elos do setor suinícola.

A missão ocorreu durante os dias 22 e 23 de agosto em Ponte Nova/MG e contou com a parceria da Associação Goiana de Suinocultores (AGS), Associação dos Suinocultores do Espírito Santo (ASES) e o Sebrae estaduais, que contribuíram para que as duas comitivas pudessem conhecer o trabalho realizado em Minas Gerais. Dentre as atividade os participantes puderam visitar granjas, conhecer a utilização de biodigestores e geradores implantados, além conhecer um pouco mais das atividades executadas pela Coosuiponte e também pelo frigorífico Saudali, onde receberam informações do diferentes processos que englobam a produção e comercialização dos produtos suínos.

Para a coordenadora nacional do PNDS, Lívia Machado, essa ação é de grande importância, pois amplia os horizontes e mostra aos produtores e lideranças os cenários e as diferentes oportunidades do setor. “Reunir estados produtores e entidades atuantes como AGS, ASES, ASEMG e ASSUVAP gera discussões ricas e, desperta para a necessidade de maior articulação e trabalho conjunto”, comenta. Já para Nélio Hand, secretário executivo da ASES, a missão é  uma experiência bastante válida. “Vimos um trabalho que visa minimizar o custo do produtor, um estrutura organizada e um cooperativismo que deve ser seguido por todos. O que chamou atenção foi o crescimento do frigorifico Saudali, que mostra sua qualidade em números”, diz.

Crenilda Neves, gestora executiva da AGS, acredita na ação como uma forma de enriquecer o conhecimento e trocar experiências com os produtores da região. “A visita a uma das regiões mais promissoras no setor suinícola nos permitiu analisar as tecnologias existentes e, com isso, os participantes tiveram a oportunidade de trocar experiências e atualizar conhecimentos durante as visitas nas granjas, indústrias, associação e cooperativas. Tivemos ainda a oportunidade de conhecer casos de sucesso na região e acompanhar as bolsas de comercialização de suínos de Belo Horizonte”, diz.

Para um dos participantes da missão, Marcelo Rodrigues, diretor comercial do Frigosuínos – Sol Nascente, a ação foi uma ótima oportunidade de levar boas ideias para o estado do Goiás. “O nível de profissionalismo e a troca de experiência foram muito importantes para o futuro aprimoramento dos trabalhos no setor suinícola do estado. Nós precisamos aprender a transformar os baixos preços de insumos que são raros para aprimorar a nossa produtividade”.

“As portas da associação e de Ponte Nova/MG estarão sempre abertas para parceiros do setor suinícola” disse, o presidente da Associação de Suinocultores do Vale do Piranga (ASSUVAP), Fernando Soares, e completou “a visita foi uma honra, pois além de trocar informações, possibilita o avanço da nossa atividade para que seja sempre sólida e contínua. É importante o nosso comprometimento com o setor em geral, afinal somos responsáveis por uma grande parte do desenvolvimento da economia brasileira. Reunir três estados é a prova disso”, encerra.