Publicado em: 01/03/2012 às 18:00hs
Os suínos vendidos no açougue eram criados em uma chácara com estrutura antiga e improvisada. Os animais mortos foram encontrados até em cima do muro.
Os suínos eram abatidos ilegalmente no local que segundo a Iagro não obedece a nenhuma das normas de higiene nem de bem estar animal. No lugar há muita sujeira e o mau cheiro é bem forte.
As investigações começaram depois que a Delegacia do Consumidor, em Campo Grande, recebeu uma denúncia de que em Dourados um açougue vendia carne suína clandestina.
O dono do estabelecimento, Paulo Gonzales, de 42 anos, foi preso em flagrante no momento em que descarregava carnes sem procedência. A suspeita da polícia é que ele comprava de várias granjas animais que haviam sido descartados pelos frigoríficos. Os suínos eram abatidos na chácara de Paulo Gonzales. Depois, os cortes eram preparados na casa dele para serem levados ao açougue.
"O próximo passo é identificar quem estava fornecendo os suínos de granja para esse indivíduo", diz Adriano Geraldo, delegado de polícia.
Paulo Gonzales disse só irá falar à Justiça. Ele responderá por crimes contra a saúde pública e contra os direitos do consumidor. "Foi feita a apreensão de produtos de origem animal com nota fiscal, com a devida comprovação", explica Marcio dos Santos, advogado de Paulo Gonzales.
Quatro caminhonetes e um caminhão do Centro de Controle de Zoonoses levaram o material para o aterro sanitário de Dourados.
Fonte: Globo Rural
◄ Leia outras notícias