Mercado Florestal

Falta de GTA paralisa suinocultura em Mato Grosso

A Associação dos Criadores Suínos de Mato Grosso (Acrismat) entrou com um pedido de liminar contra o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) devido a paralisação que vem impedindo os produtores de transportar suínos no Estado


Publicado em: 10/10/2012 às 19:20hs

Falta de GTA paralisa suinocultura em Mato Grosso

O Indea-MT, responsável pela emissão de Guia de Transporte Animal (GTA), paralisou suas atividades por falta de estrutura e condições de trabalho.

A Acrismat se reuniu na manhã dessa quarta-feira (10) com o Sindicato das Indústrias e Frigoríficos de Mato Grosso (Sindfrigo-MT) e o Indea-MT na sede do Sindicato Estadual dos Servidores do Sistema Agrícola, Agrário e Pecuário de Mato Grosso (Sintap-MT). No encontro, foram discutidas as novas deliberações de transporte, visto que a paralisação tem causado a lotação de granjas e esvaziamento dos frigoríficos em Mato Grosso. Essa ação pode gerar o desabastecimento de mercados.

“A geração de ICMS fica reduzida e praticamente não há arrecadação de impostos, a carne se torna mais cara e há grande prejuízo tanto para o produtor, quanto para o frigorífico”, explica o assessor jurídico da Acrismat, Renato Olivo.

O Sintap-MT afirmou em nota que ainda esta tarde pretende discutir internamente a continuidade ou paralisação total da categoria.

Indea – As unidades foram fechadas desde segunda-feira (08.10) em virtude da falta de estrutura para o atendimento de produtores. A presidente do Sintap-MT, Dianyeire Dias de Souza, informou que todas as sedes deveriam ser fechadas por dois dias, caso o governo não sinalizasse a execução de reivindicações, seriam fechadas por mais dois dias e em último caso a deflagração de greve.

Fonte: Acrismat

◄ Leia outras notícias