Mercado Florestal

Covid-19 afeta de maneira distinta os vários segmentos que compõem a indústria de base florestal, aponta Pöyry

Esta é a principal conclusão da última edição do Pöyry Radar, que traz ainda os preços médios da madeira comercializada nas diversas regiões produtoras do Brasil


Publicado em: 04/08/2020 às 12:40hs

Covid-19 afeta de maneira distinta os vários segmentos que compõem a indústria de base florestal, aponta Pöyry

Os impactos da pandemia da Covid-19 na indústria de base florestal brasileira foram sentidos de maneiras diferentes pelos vários segmentos que compõem sua cadeia de valor. Esta é principal conclusão da edição do 2º trimestre de 2020 do Pöyry Radar, boletim trimestral publicado pela Pöyry, empresa internacional de engenharia, projetos e consultoria, e que traz ainda detalhes sobre as variações de consumo e preços de madeira por setor e região. 

"A redução na atividade econômica afetou negativamente o consumo de madeira pelas empresas que atuam, principalmente, no mercado doméstico, mais especificamente na produção de painéis de madeira, madeira serrada e papel imprensa", explica Dominique Duly, gerente de consultoria em Energia e Agroindústria da Pöyry no Brasil. 

Já as empresas que fazem parte da cadeia de valor de exportação - especificamente na produção de celulose e carvão vegetal para siderurgia ou compensados - e que não interromperam a atividade por razões operacionais, "mantiveram ou ampliaram o nível de produção em função do aumento de competitividade ligado à desvalorização do real frente ao dólar, e da diminuição de produção concorrente da China", completa Duly. 

A influência do Covid-19 nos preços médios estaduais da madeira foi limitada e bem menor do que os impactos de eventos de mercado mais usuais, tais como alterações de custos o do misto de fornecedores. 

O Pöyry Radar está disponível para assinantes. Para mais informações, entre em contato com Nathalia Moletta através do e-mail: nathalia.moletta@poyry.com.br ou pelo telefone (41) 3051-1163. 

Fonte: Pöyry Radar

◄ Leia outras notícias