Publicado em: 19/07/2012 às 09:30hs
O evento tem como objetivo expor ao produtor a realidade da atividade, mostrando como anda o mercado e principalmente fornecer aos envolvidos na cadeia produtiva de suínos dicas importantes para garantir melhor produtividade e lucros na atividade.
Abertura - O Seminário Anual de Suinocultores foi aberto pelo diretor presidente da Copagril, Ricardo Silvio Chapla, que apresentou aos participantes os números da atividade na cooperativa, ressaltando os altos e baixos da suinocultura no mundo, e demonstrando através de informações reais a importância do produtor estar associado a cooperativa. Na sequência, o diretor presidente da Frimesa, Valter Vanzella, apresentou um panorama comercial dos produtos derivados da carne suína, bem como os índices de consumo per capto destes produtos no Brasil e no mundo.
As palestras - Seguindo o cronograma de palestras, o engenheiro agrônomo, especialista em engenharia de produção e gestão empresarial, Marcos Nicoluzzi falou sobre "A importância do gerenciamento dos indicadores produtivos na suinocultura", para melhoria na eficiência e na produtividade, gerando assim maior rentabilidade na produção. Em sua explanação, o chefe da Unidade do Seab em Marechal Cândido Rondon, o médico veterinário Nilson de Freitas Gouveia, falou sobre a destinação das carcaças de animais mortos na propriedade, e o momento que a região vem vivendo, após a descoberta de casos de produção de alimentos com matéria prima inadequada, colocando em risco segurança dos alimentos consumidos. Nilson ressaltou a importância da sanidade animal para a produção de alimentos, e deixou claro que o produtor não deve colaborar com essas atividades ilícitas, já ao fazer isso podem estar colocando em risco a saúde da sua própria família.
Impactos econômicos - Encerrando o ciclo de palestras o técnico em agropecuária e bacharel em administração, Milton José Melz, falou para os produtores sobre os "Impactos Econômicos na cadeia de Produção de Suínos", chamando a atenção do produtor para os prejuízos de não se dar a atividade a atenção necessária. De acordo com Milton, se o produtor não ficar atento ao manejo correto, e as orientação da área técnica da cooperativa os prejuízos podem ser muito grandes, inviabilizando a atividade. Outro destaque deste palestrante foi a importância da cooperativa para os produtores de suínos, já que diante do momento ruim que a atividade vem atravessando onde em algumas regiões do Brasil o valor pago pela produção de suínos é até 30% inferior ao pago aos associados da Copagril, além de todo o respaldo que a cooperativa dá em termos de assistência técnica e acompanhamento.
Os melhores - Ao final do evento, a Copagril realizou a premiação os dois melhores produtores nas categorias Qualidade na Propriedade e Produtividade e desempenho, tendo como base o ano de 2011.
Fonte: Assessoria de Imprensa Copagril
◄ Leia outras notícias