Mercado Florestal

Centro-oeste mineiro inicia PNDS com foco nos 3 elos da cadeia

Com grande número de parceiros, região gera expectativa de resultados para o PNDS


Publicado em: 29/03/2012 às 09:20hs

Centro-oeste mineiro inicia PNDS com foco nos 3 elos da cadeia

Completando a terceira região de Minas Gerais a participar do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), as cidades do Centro-Oeste mineiro tem gerado grande expectativa nos resultados propostos pelo estado. Junto de fortes parceiros que irão auxiliar no desenvolvimento das ações no estado, a região de Pará de Minas realizará atividades envolvendo os três elos da cadeia produtiva: produção, indústria e comercialização, nas cidades de Pará de Minas, Itaúna, Divinópolis, Nova Serrana, Bom Despacho e Formiga atingindo uma área com cerca de 600 mil habitantes.

Com coordenação da Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (ASEMG), a Cooperativa dos Granjeiros do Oeste de Minas (CONGRAN), Cooperativa dos Produtores Rurais do Oeste de Minas Gerais (COOPEROESTE), Cooperativa dos Suinocultores Paraminenses (COSUIPAM), junto da Rede ABC Supermercados, Frigorífico Adell e Arapé Agroindústria, estão previstos diversos cursos através do Senar estadual para capacitação dos suinocultores em manejo da granja e novas técnicas de produção.

E como uma nova proposta é sempre bem-vinda, a região implantará a “Cultura da Cooperação” que tem o objetivo de mostrar aos produtores a importância de união e do crescimento conjuntos, proporcionando assim uma alavancagem da suinocultura na região. Segundo Lisiany Marinho, Analista do Sebrae/MG, “O projeto vem para ajudar a fortalecer as cooperativas como um todo, além de contar com algumas técnicas para estimular a interação e principalmente, como o o próprio nome diz, a cooperação entre elas”.

Ainda para o produtor de suínos, os parceiros oferecerão o curso de “Qualificação Profissional em Suinocultura” que é realizado em parceria com o Senar/MG, para as granjas da região. Segundo o presidente do Conselho de Administração da Cooperoeste, Inácio Jeunon Diniz, o PNDS é um forte aliado para essa qualificação. “A cooperativa decidiu investir no PNDS por ser um programa bem estudado e elaborado que visa melhorar as condições de trabalho do produtor”, diz.

Com o foco também na indústria e na comercialização da carne suína, de abril a dezembro o PNDS promoverá a consultoria industrial no frigorifico Adell proporcionando a melhoria na gestão do custo para maior produtividade e eficiência industrial. Para levar cortes mais atrativos ao consumidor e que sejam compatíveis com a rotina diária e tamanho menor das famílias, as cooperativas irão promover cursos de cortes nas cidades de Pará de Minas, Araxá, Divinópolis e Formiga. A ação tem como foco promover o aprimoramento de técnicas em vendas e conhecimento sobre os diferentes cortes de carne suína.

Fonte: Comunicação ABCS

◄ Leia outras notícias