Publicado em: 16/05/2012 às 08:40hs
Dez toneladas desse tipo de carne foram inclusos na alimentação dos alunos da região por causa da atuação da Associação de Suinocultores do Espírito Santo, em parceria com o Sebrae/ES junto à prefeitura. A informação foi dada por Marcelo Lopes presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) através do blog da entidade.
Antes da atuação das entidades, a carne suína não fazia parte do cardápio da merenda escolar das crianças. A nova conquista incentiva o crescimento da suinocultura, além de incrementar a alimentação de cerca de 23 mil crianças das 92 escolas da região.
A decisão de incluir a carne suína foi tomada após teste de aceitabilidade com os estudantes em outubro de 2011. Realizado na Escola Municipal de Educação Básica Jácomo Silotti, o teste apontou que 98% dos estudantes aprovam a carne suína como opção de merenda escolar.
A conquista obtida no Espírito Santo reforça as ações da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) em busca de novos espaços para a carne suína. "Entregaremos uma proposta ao deputado federal Afonso Hamm (PP-RS) para inserir a carne suína como item obrigatório na merenda escolar", comenta Lopes.
A justificativa para esta inclusão vai desde a importância da ingestão de proteína animal de qualidade e saudabilidade da carne, até a necessidade de políticas públicas para aumentar o consumo da carne no Brasil.
Fonte: Globo Rural Online
◄ Leia outras notícias