Mercado Florestal

Bahia pleiteia ser sede da 32ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador

Detentor do maior rebanho de equídeos do País e o terceiro rebanho de cavalos Mangalarga Marchador, a Bahia pleiteia sediar em 2013 a 32ª Exposição Nacional dessa raça, maior evento de eqüinos da América Latina


Publicado em: 16/04/2012 às 07:45hs

Bahia pleiteia ser sede da 32ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador

Com esse objetivo, o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Sales e uma delegação de criadores baianos vão a Belo Horizonte, em julho deste ano, participar da 31ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador e reivindicar a vinda o evento para a Bahia. “Para nós seria uma grande honra realizar esse evento”, disse Salles, lembrando que a Bahia tem demonstrado a importância dessa raça, que soma hoje milhares  de criadores e usuários no Estado, e cresce em média 20% ao ano”.

A estratégia para captar o evento foi definida durante visita do secretário à 12ª edição da Expobahia, evento encerrado nesta domingo (15) no Parque de Exposições de Salvador. A Expobahia, que está entre os cinco maiores eventos da agropecuária do País, foi organizada pelo conjunto das associações de criadores, representada pela Associação dos Criadores do Cavalo Mangalarga Machador da Bahia (ACCMMB). Além de expor mais de 3,5 mil animais, realizou, pela primeira vez, a Exposição Norte-Nordeste de Mangalarga Marchador e o Campeonato Brasileiro de Marcha Picada Mangalarga Marchador, que contou com a participação de centenas animais vindos de todos os estados.

Representantes das delegações de Pernambuco, Alagoas e Ceará foram unânimes ao considerar o evento como um dos melhores do País, destacando sua dimensão e qualidade.

De acordo com Hermann Abbehusen, presidente da Associação dos Criadores do Cavalo Mangalarga Machador da Bahia, o Estado é hoje o principal mercado consumidor de cavalos, chamando a atenção de criadores de todos os lugares do Brasil. “Este ano foi bem maior a solicitação de criadores de fora para participar da Expobahia”, disse ele, explicando ainda que todos os animais campeões da Expobahia estão automaticamente classificados para participar da 31ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, em Minas Gerais, de 18 a 28 de julho deste ano.

Fonte: SEAGRI BA - Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária

◄ Leia outras notícias