Mercado Florestal

Associação prepara inovações em congresso nacional do algodão

A nona edição do Congresso Brasileiro do Algodão, que acontecerá entre os dias 3 e 6 de setembro de 2013 em Brasília (DF), será organizada pela Associação Matogrossense dos Produtores de Algodão (AMPA) e promete trabalhar com a inovação


Publicado em: 21/01/2013 às 20:10hs

Associação prepara inovações em congresso nacional do algodão

Na avaliação de Milton Garbúgio, Presidente do congresso e da Ampa, desde o início, esse evento foi idealizado de maneira diferente, priorizando o alinhamento de interesses num formato mais eficiente, com a intenção de atender às expectativas de todos os envolvidos no encontro.

Segundo ele, equilíbrio entre um grande fórum de debates e uma feira com disposição inovadora foi uma premissa para a elaboração da proposta de valor desse congresso, que culminou com a definição do tema: “Algodão: Gestão e Otimização de Resultados”.

A escolha de Brasília como sede da nona edição foi outra decisão estratégica, o objetivo foi buscar uma melhor logística para todos e, principalmente, trazer mais visibilidade para o setor. Isso porque a Capital do Brasil é o palco político das principais decisões nacionais e assim é possível colocar o algodão no coração do país.

O desafio dos organizadores era encontrar o novo modelo e a resposta estava no design thinking - um conjunto de processos utilizado por designers para solucionar problemas e criar conceitos, que ganhou força no meio acadêmico e empresarial. O método, que começou a ser utilizado na Inglaterra em meados da década de 1980, é um dos pilares da construção do conceito por trás do 9º CBA.

O outro é a co-criação. Segundo Décio Tocantins, diretor Executivo da Ampa, a meta é desenvolver um congresso em que a colaboração entre todos os envolvidos  traga a inovação através da percepção dos verdadeiros atributos de valor do evento”. Desta forma, o congresso coloca as pessoas no centro do desenvolvimento do projeto e, assim, gera resultados que sejam mais próximos de suas necessidades e desejos. Sendo que ao mesmo tempo, é preciso que se mantenham atentos para que os resultados sejam financeiramente atrativos e tecnicamente acessíveis.

O público-alvo do evento é formado pelos principais empresários do setor e todos os envolvidos na cadeia produtiva do algodão. Segundo os organizadores, o Congresso já se tornou ponto de encontro obrigatório de empresas, pesquisadores, profissionais do agronegócio e produtores da cadeia produtiva do algodão.

Em mais esta edição, a ABRAPA, por meio da AMPA, reúne os principais profissionais do setor, levantando discussões que vão ditar os negócios da cotonicultura pelos próximos anos. São 4 dias de painéis de pesquisa, grandes expositores, troca de conhecimentos, atualização tecnológica e importantes encontros profissionais.

Dessa forma, sendo realizada na capital política brasileira, cenário ideal para trazer à pauta nacional questões de aplicação imediata no seu dia a dia: Ampliação da discussão sobre políticas públicas, Produtividade equilibrada, Gestão de pessoas e do Agronegócio, Pesquisa e conhecimento tecnológico, entre outros assuntos.

Fonte: A Gazeta

◄ Leia outras notícias