A Associação Brasileira dos Criadores de Girolando doará, até, junho, 11 mil doses de sêmen que deverão ser utilizadas em 5.500 matrizes. Para cada fêmea do rebanho, o produtor recebe duas doses. Os rebanhos que recebem as inseminações são classificados em uma rede chamada Rebanhos Colaboradores do Teste de Progênie. O Maranhão está inserido neste lista.
A parceria que será firmada entre a Associação e o Instituto de Agronegócio do Maranhão (Inagro) permitirá o melhoramento genético do rebanho, sem custos para os produtores. A intenção é aumentar a média diária de produção, que atualmente é de 3 litros/vaca.
O coordenador operacional do Programa, Marcello Cembranelli, já visitou 25 propriedades rurais nos municípios de Imperatriz e São Luís. Além de conhecer a pecuária leiteira da região, ele avaliou o interesse dos pecuaristas em fazerm parte da rede. Em parceria com os Sindicatos Rurais da região, o coordenador da Girolando ministrou palestras sobre o Teste de Progênie e sobre a raça nos municípios de Imperatriz, Peritoró, Bacabal, além da capital São Luís.
Como participar
O criador interessado em atuar como Rebanho Colaborador deve entrar em contato com o Departamento Técnico da Girolando. Para que um rebanho seja colaborador do Teste de Progênie é necessário atender a alguns pré-requisitos, dentre eles: fornecer os dados das progênies dos touros em teste aos técnicos do programa durante as visitas técnicas; realizar a pesagem das bezerras e bezerros ao nascer; realizar o controle leiteiro das filhas dos touros na sua primeira lactação e suas companheiras contemporâneas de rebanho.