Publicado em: 29/08/2012 às 17:20hs
Tarso ouviu as demandas do setor, que enfrenta muitas dificuldades e tem centenas de granjas ameaçadas. “As demandas dos suinocultores são vitais para a economia gaúcha”, disse a autoridade. O grupo de trabalho incluiu o secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi; o secretário adjunto da Agricultura, Cláudio Fioreze; o presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos, Rogério Kerber; e a Coordenadora de Gastronomia do Palácio Piratini, Jussara Dutra. Também estava na Casa de Gastronomia o ex-governador Olívio Dutra.
Centro de Convívio
A Acsurs recebe os visitantes em seu Centro de Convívio, situado no Pavilhão de Suínos, com o objetivo de divulgar a cadeia da suinocultura e os trabalhos desenvolvidos pela entidade. A abertura da feira ocorreu no último sábado (26/08) e estende-se até domingo (02/09), no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).
Este é o terceiro ano em que os suínos não participam da Expointer. O motivo é a normativa 19/2002, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que impede o retorno dos animais à propriedade de origem depois das feiras.
A determinação diz que os suínos sejam deslocados para outra granja de reprodução apenas depois de submetidos à quarentena e testes que comprovem a sanidade dos animais. O cumprimento das normais sanitárias, impostas pelos importadores de carne suína, inviabiliza economicamente a participação dos produtores na exposição.
Fonte: Assessoria de Comunicação Acsurs
◄ Leia outras notícias