Mercado Florestal

AGRO: Uso de pellets de madeira em granjas proporciona economia aos produtores rurais

A energia proveniente da biomassa florestal – como pellets de madeira Copagril – coloca os produtores brasileiros na rota de liderança em energia renovável


Publicado em: 15/04/2024 às 16:00hs

AGRO: Uso de pellets de madeira em granjas proporciona economia aos produtores rurais

Vantagem - A energia gerada pela combustão do pellet de madeira possui como vantagem o fato de ser um combustível renovável com impacto nulo sobre o efeito estufa, geração de calor de forma ambientalmente correta e eficiente, aliando a sustentabilidade ecológica e financeira à operação.

Redução de custos - Segundo o representante comercial da Copagril, Moises Jaques Miranda, o uso de pellets de madeira Copagril em substituição a outras alternativas comuns no mercado como a lenha, pode proporcionar redução de custos da atividade avícola.

Investimento - Com a redução dos custos proporcionada pelo uso de pellets na granja, o produtor pode investir em outros projetos e estruturas da sua produção. "Os produtores estão gostando muito de usar os pellets Copagril no lugar de lenha, pois com a economia dá para investir nos barracões, em uma reforma ou até no aumento dos barracões para aumentar a produção de aves, pois quanto maior a quantidade, maior a possibilidade de aumentar a renda", ressalta.

Vantagens - De acordo com o produtor e associado da Copagril, residente da linha Guará, em Marechal Cândido Rondon, Darci Vought, o uso da lenha em seu aviário, gerava mais custos e não permitia o mesmo conforto térmico que o uso de pellets proporciona no aviário.

Mudança - Antes, Darci e o irmão, Nilson Vough, precisavam acordar ao longo da madrugada para gerenciar a temperatura do forno de aquecimento da granja, além do alto custo que o uso de lenha gerava para ambos produtores. "Eu e meu irmão éramos produtores de leite e de aves, então ficamos somente com o aviário para cuidar. Usávamos lenha para o aquecimento do aviário, mas ficou muito inviável. Então, a Copagril entrou com a atividade de pellets e nos interessou”, relata Darci.

Temperatura - “Com a lenha, você nunca consegue manter uma temperatura adequada, pois ela oscila demais e o pellet não. Com o pellet de madeira você consegue manter a temperatura e também tem outro benefício: com o pellet nós não precisamos acordar de madrugada para cuidar do forno, então nós optamos em usar o pellet para podermos descansar um pouco mais e economizar também, já que agora não precisamos contratar ninguém. Com o dinheiro que nós economizamos, nós fizemos um novo galpão”, comemora.

A indústria - A Copagril possui sua própria indústria de pellets de madeira, que fica localizada no município de Toledo. Ela opera com matéria-prima 100% oriunda de árvores de Pinus, em conformidade com os padrões internacionais de qualidade para este produto.

Processos - Seus processos foram idealizados sob o conceito de geração de calor de forma ambientalmente correta e eficiente, aliando a sustentabilidade ecológica e financeira à operação, que tem grande relevância na cadeia industrial, agropecuária e empresarial.

Origem - O pellet de madeira é originado do processamento de biomassa de reflorestamento, inclusive de subprodutos da indústria madeireira, a qual passa por uma série de transformações controladas envolvendo principalmente sua granulometria e umidade, para que o resultado seja um combustível de alto desempenho, fácil logística e ambientalmente sustentável.

Granel - A produção fica disponível a granel e pode ser adquirida em bag ou embalagens de 25 quilos nas Lojas Agropecuárias da Copagril.

Fonte: Assessoria de Imprensa Copagril

◄ Leia outras notícias