Mercado Florestal

4ª edição do Festival Sabor Suíno bate recorde e comercializa mais de 6 mil pratos na capital federal

Evento realizado em Brasília faz parte das ações do PNDS no DF


Publicado em: 29/11/2012 às 10:10hs

4ª edição do Festival Sabor Suíno bate recorde e comercializa mais de 6 mil pratos na capital federal

Após três semanas de muito sabor suíno na gastronomia de Brasília, o Festival Sabor Suíno encerra sua 4ª edição, com resultados que revelam que o brasiliense tem se tornado cada vez mais apreciador da carne suína. Em 2012, o evento gastronômico comercializou mais de 6 mil pratos em apenas 22 dias de evento realizado em 44 restaurantes diferentes. Apesar do número de estabelecimentos ter se mantido ao longo dos anos, a 4ª edição surpreendeu pelo volume de crescimento nas vendas, gerando aumento de até 125%, se comparado ao ano anterior.

O Festival é realizado pelo Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) com a organização da Associação dos Criadores de Suínos do Distrito Federal (DFSUIN) em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). “O Distrito Federal está entre os maiores consumidor de carne suína do Brasil, com consumo de 18kg por habitante/ano, enquanto a média nacional gira em torno de 15kg, o que faz do Festival um sucesso nos restaurantes”, afirmou a gestora da DFSuin, Bárbara Fernandes.

No ranking final de vendas, os estabelecimentos destaques foram: Outback Park Shopping – 441 pratos; Bar do Mercado – 378 pratos e Veloce – 309 pratos. O segundo colocado, “Bar do Mercado” criou especialmente para o festival um cartoccio de linguiça de pernil apimentada, acompanhado de um vinagrete especial da casa. O gerente do bar, Max Demian, revela o modo de preparo: “Embalamos no papel alumínio 500g de linguiça de pernil apimentada e 200g de vinagrete, ao qual adicionamos champignon e pimenta biquinho, levamos à brasa, onde deixamos de sete a dez minutos e servimos acompanhado de uma cesta de pães italianos”, diz.

De acordo com o gerente, desde o início do festival, foram vendidas por dia, aproximadamente, 30 porções. Cada porção custava R$ 24,90 e servia até quatro pessoas. “Como as pessoas gostaram muito da sugestão do festival, provavelmente incluiremos esse petisco no menu fixo da casa”, conclui Max.

Um dos favoritos para a dica de sites e blogs gastronômicos da cidade foi o  “Porquito Inteiro em várias Texturas”, criado pelo chef Rodrigo Vianna do restaurante Places (Asa Sul). Na composição do prato, cada corte passou por diferentes métodos de cozimento. As escolhas do chef foram por mocotó com feijão branco, confit de lombinho ao molho de gengibre; costelinha ao molho barbecue e cuscuz com pequenos pedaços de linguiça e torresmo. Rodrigo define sua criação como versátil. “Quis usar várias versões da carne suína no mesmo prato para que as pessoas pudessem degustar diferentes texturas”, acrescenta.

Para o presidente da DFSuin, Alexandre Cenci, informar o consumidor é um passo importante para aumentar a compra de carne suína no país. “À medida que o consumidor tem a informação de como é a criação dos suínos hoje, e dos benefícios da carne suína, atrelado ainda à um preço acessível oferecido no festival, há garantia do aumento de consumo”, declarou.

A coordenadora nacional do PNDS, Lívia Machado, que esteve no lançamento do evento e degustou de pratos desenvolvidos para o festival, destaca que o objetivo do evento é a permanência dos cortes suínos em restaurantes que ainda não utilizam a carne suína . “O resultado desse festival é impressionante, não somente pela inserção da carne suína nos cardápios, mas também pelo destaque que nosso produto recebe nesses restaurantes durante o período de realização, principalmente quando o prato permanece com opção diária para consumidor após o encerramento do evento. A DFSuin e o Sebrae/DF fizeram mais um brilhante trabalho”, reforça Lívia Machado.

Na mídia, a repercussão também foi positiva, o festival foi destaque nos principais veículos de comunicação do Distrito Federal, entre TVs, rádios, sites, jornais impresso e revistas especializadas.

Fonte: ABCS - Associação Brasileira dos Criadores de Suínos

◄ Leia outras notícias