Mercado Florestal

TIMBER Forest amplia seu portfólio com equipamentos de alta tecnologia para o mercado florestal brasileiro

Nos últimos anos, a empresa alcançou números expressivos em vendas, consolidando sua posição como líder no fornecimento de soluções para o setor


Publicado em: 03/12/2024 às 18:48hs

...

Claumar Baldissera: Gerente Geral Florestal da TIMBER Forest
Por: Gabrielli Pinha

Parcerias Internacionais e novos investimentos no segmento consolidam a empresa como líder no mercado A TIMBER Forest (www.grupotimber.com.br) continua a expandir seu portfólio, oferecendo equipamentos inovadores fortalecendo a sustentabilidade e a competitividade da indústria florestal no Brasil. Nos últimos anos, a empresa alcançou números expressivos em vendas, consolidando sua posição como líder no fornecimento de soluções para o setor. Recentemente em um evento voltado para clientes, lançou um novo portfólio de equipamentos e anunciou parcerias estratégicas que prometem impulsionar a tecnologia no mercado florestal brasileiro.

A TIMBER Forest possui presença estratégica em todo o Brasil, com filiais localizadas em diversas cidades e regiões do país, como Guaíba e Pelotas (RS), Curitiba (PR), Três Lagoas (MS) e Curvelo (MG), Lages e em breve Caçador (SC). A empresa conta com uma equipe altamente qualificada, composta por centenas de colaboradores comprometidos em atender com excelência as necessidades do setor.

Lançamentos TIMBER Forest

Com os lançamentos, a empresa reforça o seu compromisso em levar tecnologia de ponta e soluções seguras ao setor florestal brasileiro, consolidando-se como parceira de confiança para operações de alta complexidade. Através de colaborações internacionais com empresas como ELTEC, DC Equipment e Risutec. No evento de lançamento, os equipamentos apresentados em destaque foram:

  • ELTEC: máquina robusta e confiável para colheita florestal (Full Tree), importadas do Canadá, que trazem tecnologia de ponta para operações complexas e severas.
  • Falcon Winch Assist: guincho assistido de última geração com capacidade de tração de até 21 toneladas, ideal para terrenos íngremes, com foco em segurança e produtividade.
  • Risutec: plantadeira para operações mecanizadas em áreas íngremes e desafiadoras, oferecendo o plantio mecanizado, juntamente com subsolagem, irrigação, adubação e aplicação de defensivos.
  • Ponsse H8 NEW e H7 360: cabeçote florestal da nova geração Ponsse, que garante precisão e versatilidade no corte e processamento de madeira, com durabilidade comprovada.

Todas as máquinas lançadas já estão disponíveis no portfólio da TIMBER Forest. A empresa também oferece suporte técnico, treinamento e consultoria para facilitar a integração dessas tecnologias às operações dos clientes. Saiba mais aqui. A redação do Mais Floresta (www.maisfloresta.com.br) falou com Claumar Baldissera, Gerente Geral Florestal da TIMBER Forest, que falou com exclusividade sobre o novo portfólio, detalhou algumas das principais especificações dos novos equipamentos, e os diferenciais da empresa. Confira.

Mais Floresta – O que representa este momento para a empresa de ampliação de seu portfólio e novas parcerias?

Claumar – Este momento marca um avanço estratégico significativo para a TIMBER Forest, consolidando sua posição como referência em tecnologia para o setor florestal. A ampliação do portfólio e o fortalecimento de parcerias internacionais refletem o compromisso da empresa com a inovação, e o atendimento das demandas específicas do mercado brasileiro como um todo.

Mais Floresta – Qual o indicativo para a empresa, de que este era o momento para investir em um portfólio ainda mais inovador e robusto?

Claumar – O crescimento das demandas do mercado florestal, aliada às novas unidades da Timber na Região Sudeste, foi o nosso ponto de partida para essa necessidade de oferecer soluções mais eficientes e completas e que levem diferenciais para nossos clientes. Portanto, o interesse crescente por novas tecnologias que aumentam a segurança, reduzem custos operacionais e elevam a produtividade foi o principal indicativo para esse investimento estratégico.

Mais Floresta – Entre os lançamentos apresentados no evento do início deste mês, quais chamaram mais atenção, e por quê?

  • Falcon Winch Assist: destacou-se pela capacidade de tração de 21 toneladas e tecnologia que aumenta a segurança em terrenos desafiadores, essencial para operações em áreas declivosas.
  • ELTEC: ganhou atenção pela confiabilidade e robustez, trazendo soluções específicas para colheitas em larga escala no Brasil em operações de Full Tree.
  • RISUTEC: chegada muito oportuna da marca por estar se dando o Início da mecanização da Silvicultura no Brasil, com operações conjugadas, garantindo a mecanização do processo de plantio.

Mais Floresta – Pioneiros na mecanização do setor florestal da região sul, como veem o desenvolvimento do mercado de máquinas florestais na atualidade para esta região-berço da TIMBER Forest?

Claumar – O mercado na Região Sul tem crescido de forma sustentável, com maior adoção de tecnologias avançadas e mecanização. A TIMBER Forest enxerga esse desenvolvimento como uma oportunidade para se consolidar ainda mais em sua atuação, oferecendo soluções que atendam às demandas por eficiência, sustentabilidade e competitividade no setor.

Mais Floresta – Quais os diferenciais TIMBER Forest para sua história de consolidação com mais de duas décadas no setor de máquinas e equipamentos pesados no Brasil?

Claumar – Acreditamos que nossos principais diferenciais incluem:

  • Parcerias internacionais estratégicas;
  • Foco em inovação e tecnologias de ponta;
  • Atendimento personalizado e suporte técnico de excelência;
  • Investimento constante em capacitação de equipes e suporte ao cliente.

Mais Floresta – Para o novo ano que estar por vir, o que os clientes TIMBER Forest podem esperar da empresa? Há expectativas para algum novo projeto, ou ainda novos lançamentos?

Claumar – Nossos clientes podem esperar ainda mais inovação e lançamentos, além de um compromisso contínuo com tecnologia de ponta e sustentabilidade.

A TIMBER Forest planeja expandir suas parcerias internacionais e oferecer novos projetos e portfólio que atendam às demandas emergentes do setor florestal, sempre priorizando eficiência, segurança e resultados.

A eletricidade vem ganhando espaço dentro do Grupo, que também em breve trará novas soluções ao setor florestal com esse viés.

Fonte: Mais Floresta

◄ Leia outras entrevistas