Culturas Florestais

Software revoluciona identificação de palmeiras macaúba e babaçu

Novo software da Embrapa usa inteligência artificial para mapear e contar palmeiras em regiões de cultivo e dispersão espontânea, facilitando o planejamento e a exploração sustentável


Publicado em: 29/04/2024 às 16:00hs

Software revoluciona identificação de palmeiras macaúba e babaçu
Foto: A macaúba (foto), assim como o babaçu, é uma palmeira nativa do território nacional e seus frutos podem ser aproveitados para diversos fins.

A Embrapa Agroenergia (DF) desenvolveu um inovador software para identificar e contar plantas de macaúba (Acrocomia spp.) e babaçu (Attalea speciosa), palmeiras nativas do Brasil. O software, chamado MacView, utiliza inteligência artificial para processar imagens capturadas por drones, identificando, diferenciando e mapeando as palmeiras em áreas de ocorrência espontânea e cultivo.

Ferramenta para tomada de decisões

O sistema foi criado para fornecer informações cruciais para tomadores de decisão, incluindo gestores públicos e privados, ao gerar relatórios detalhados sobre a população de macaúba e babaçu em determinada região. Essas informações podem ser utilizadas para planejar estratégias de manejo e exploração sustentável, principalmente nas indústrias de biocombustíveis, alimentos e cosméticos.

Uso de inteligência artificial

A tecnologia é composta por três partes: um portal com informações gerais e seções interativas, um sistema especialista com interface amigável para identificação das palmeiras, e um servidor de inteligência artificial para análise das imagens. Com uma conta registrada, o usuário pode fazer "upload" das imagens georreferenciadas, e o sistema processa as informações para gerar relatórios detalhados sobre a quantidade, localização e espécie de cada planta.

Lançamento e parceria

O MacView foi lançado durante as comemorações do 51º aniversário da Embrapa, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O software é resultado do projeto “Fortalecimento da cadeia de produção da macaúba em contextos da Região Nordeste do Brasil”, com apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária, e em parceria com outras unidades da Embrapa.

Benefícios para os usuários

Produtores rurais, empresas de inventário aéreo, grupos de investimentos em bioeconomia e agentes públicos são parte do público-alvo do MacView. A ferramenta ajuda a superar o desafio de quantificar a população de palmeiras em grandes áreas, permitindo estimar o potencial produtivo das biomassas em regiões naturais ou áreas cultivadas.

Versão beta e cautela

Embora o MacView já esteja em funcionamento, ainda está na fase de "beta test", significando que, por ser um protótipo, pode apresentar instabilidades ocasionais. Portanto, recomenda-se cautela ao usá-lo. O software, entretanto, está acessível gratuitamente, com a expectativa de alcançar um grande número de usuários.

MacView e o Zoneamento Agrícola

A recente publicação do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc)(https://www.embrapa.br/agroenergia/busca-de-noticias/-/noticia/86749208/macauba-conta-agora-com-zoneamento-agricola-de-risco-climatico?p_auth=l8WfHi0n) para a cultura da macaúba no Brasil permite identificar áreas mais favoráveis ao cultivo da espécie, proporcionando informações adicionais para a ferramenta MacView. Com isso, espera-se facilitar o planejamento do plantio em todo o território nacional.

Em suma, o MacView é uma solução inovadora que traz agilidade e precisão à identificação de palmeiras nativas, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a exploração econômica mais eficiente dessas espécies.

macaúba

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias