Publicado em: 05/02/2024 às 13:00hs
O Prefeito Odelmo Leão inaugurou o Centro de Inovação em Sustentabilidade (CIS) na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Uberabinha, marcando um avanço significativo rumo à criação da primeira planta industrial do Brasil para produção em larga escala de energia e fertilizantes a partir do lodo de esgoto. A ação, parte do plano do 1º Polo Agromineral Verde do Brasil Ministro Alysson Paolinelli, lançado em dezembro de 2021, coloca Uberlândia na vanguarda da inovação sustentável.
O CIS realizou um estudo inovador em pirólise, um processo termoquímico na ausência de oxigênio. O projeto piloto converte rejeitos do tratamento de esgoto em produtos úteis para a agricultura e combustíveis renováveis. O biocarvão resultante, quando combinado com pó de basalto, pode se tornar um adubo organomineral potente. Além disso, o óleo de pirólise pode ser usado como biocombustível para a aviação.
O centro conta com um laboratório e um protótipo de pirólise em pequena escala. Com equipamentos avançados, oferece oportunidades para demonstrações e visitas, promovendo a disseminação do conhecimento sobre pesquisa, inovação e sustentabilidade.
Uberlândia, reconhecida nacionalmente pelo seu destaque em saneamento básico, enfrentava desafios no tratamento do lodo de esgoto. A iniciativa do CIS, por meio da pirólise, representa uma abordagem inovadora e sustentável. Atualmente, a cidade gera 1,8 mil toneladas de lodo mensalmente, e a planta em escala industrial processará 100% desse material, trazendo economia estimada em mais de R$ 3,4 milhões anuais.
Desde 2019, a gestão municipal lidera pesquisas sobre o uso de remineralizadores de solo. Em 2021, lançou o 1º Polo Agromineral Verde do Brasil Ministro Alysson Paolinelli. A cidade também publicou uma cartilha virtual destacando os benefícios do remineralizador, consolidando Uberlândia como referência na promoção da sustentabilidade na agricultura nacional.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias