Outros

Seagro e Sebrae discutem parcerias para desenvolver setor de agroenergia

O secretário executivo da Seagro ? Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Ruiter Padua, se reuniu com a superintendente do Sebrae Tocantins, Márcia Rodrigues de Paula, para discutir projetos voltados para agroenergia e para produção de seringueira no Estado


Publicado em: 20/11/2012 às 20:20hs

Seagro e Sebrae discutem parcerias para desenvolver setor de agroenergia

Na ocasião, os gestores falaram da parceria para realização do Expoflorestas Tocantins 2013; de um projeto de suporte a pequenos produtores interessados com o cultivo da seringueira e um terceiro voltado para produção de energia, através da biomassa.

Ao falar sobre o projeto voltado para a seringueira, o secretário executivo reforçou o empenho do Governo em viabilizar alternativas de produção para os pequenos agricultores do Estado. “O Projeto de Incentivo à Produção de Seringueira é importante, sobretudo porque possibilita a garantia de renda aos pequenos produtores e por isso precisamos fornecer esse suporte na elaboração dos projetos de financiamento, juntos aos bancos”, defendeu Padua.

Presente na reunião, o diretor de Agroenergia da Seagro, Luiz Eduardo Leal, frisou a importância da parceria com o Sebrae e com a iniciativa privada para a execução dos projetos apresentados. “Nós temos estudos e alguns exemplos que mostram a viabilidade do plantio de seringueira e da produção da biomassa no Tocantins. Agora precisamos do apoio das instituições, das associações, das cooperativas para desenvolver os projetos”, afirmou Leal.

De acordo com a superintendente do Sebrae, a parceria com o Governo do Estado para desenvolver projetos para o agronegócio do Estado é fundamental. As ações voltadas para a difusão do plantio de seringueira no Estado, como eventos do setor e palestras em assentamentos tiveram o apoio do Sebrae.

 Biomassa Energética 

O projeto de biomassa energética para o Estado tem como objetivo oferecer novas alternativas de renda ao produtor rural e ao mesmo tempo abastecer as indústrias do Tocantins, com material de queima sustentável. Dentre as alternativas estão: o uso de resíduos do arroz e do babaçu, além do plantio do capim elefante e de florestas plantadas.

 Seringueira 

Tendo em vista a viabilidade para o cultivo de seringueira no Tocantins, para a extração do látex, o Governo vem desenvolvendo ações para difundir as técnicas da cultura no Estado. Atualmente, o Estado possui uma área plantada de 2.554 hectares, a expectativa para 2017 é chegar aos 7.500 hectares plantados.

Fonte: Assessoria de Imprensa Seagro/TO

◄ Leia outras notícias