Outros

RS discute possibilidade para inserção no mercado de biocombustíveis

Um evento para debater as possibilidades para a agroenergia brasileira será foco de interesse de agricultores, cientistas, empresários, políticos e universitários na capital gaúcha, a partir desta terça-feira (6)


Publicado em: 06/11/2012 às 13:30hs

RS discute possibilidade para inserção no mercado de biocombustíveis

Um evento para debater as possibilidades para a agroenergia brasileira será foco de interesse de agricultores, cientistas, empresários, políticos e universitários na capital gaúcha, a partir desta terça-feira (6). O Simpósio Estadual de Agroenergia e a 4ª. Reunião Técnica de Agroenergia vão analisar, durante três dias, no Centro de Conferências da AMRIGS, as principais questões que afetam a competitividade das cadeias produtivas do Biodiesel Biogás e do Etanol no Rio Grande do Sul.

O esforço para inserir o Estado no cenário brasileiro da produção de biocombustíveis, com foco no suprimento da demanda local, regional e internacional é uma parceria da Embrapa Clima Temperado, a EMATER/RS, a Fepagro e a UFSM, instituições promotoras deste evento.

Durante as palestras, mesas redondas e painéis expositivos, contemplando temas sobre produção primária, indústria e mercado terá também exposições de políticas públicas para a agroenergia. Um dos destaques na programação será a assinatura de convênio entre a Embrapa e a Universidade Federal do Paraná, visando a realização de ações de pesquisa relacionadas ao desenvolvimento de tecnologias agronômicas e industriais da cadeia produtiva da cana-de-açúcar, desenvolvimento de novos insumos e formação de recursos humanos. Às 19h, desta terça-feira, acontece a abertura oficial, onde serão lançadas pela Embrapa variedades de cana-de-açúcar para o Rio Grande do Sul.

Entre as fontes de agroenergia, além da cana-de-açúcar, serão apresentadas e debatidas como alternativas: amiláceas e cereais, biogás, mamona, canola, girassol, arroz e sorgo sacarino. Os pesquisadores mostrarão experiências e resultados de aplicação com estas possibilidades de fonte de energia.

O evento começa às 8h e vai até às 18h. O local das atividades acontece na AMRIGS, Avenida Ipiranga, Partenon, em Porto Alegre.

Fonte: Embrapa Clima Temperado

◄ Leia outras notícias