Publicado em: 28/03/2012 às 19:20hs
A Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, apresentará aos participantes da 12ª Agrotins – Feira de Tecnologia Agropecuária - as novidades tecnológicas e as potencialidades de produção de energias renováveis do Tocantins. De acordo com o superintendente de Produção de Energias Limpas, Olímpio Mascarenhas, o intuito é trabalhar o desenvolvimento agropecuário e a produção de recursos alternativos de energias, durante a maior Feira de Tecnologia Agropecuária da região amazônica.
“O nosso Estado tem uma grande potencialidade na área de produção de energias renováveis, seja através da silvicultura, da biomassa, da energia eólica ou da solar e esse espaço na Agrotins é essencial para apresentarmos as novidades tecnológicas do setor e as perspectivas do mercado”, afirmou Olímpio. Segundo ele, o Governo tem uma visão de futuro e por isso investe no setor das renováveis.
A Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins, que acontece neste ano entre os dias 8 e 12 de maio, contará com atividades voltadas à produção de energia solar, energia eólica, de biodiesel, de biomassa (a partir de matéria orgânica de origem animal e vegetal) e de etanol. Esses temas serão trabalhados em palestras e através de uma vitrine tecnológica.
Em 2012 o tema da Agrotins é Irrigação, e com o intuito de trabalhar este assunto, a Superintendência de Produção de Energias Limpas apresentará uma vitrine tecnológica no Pavilhão de Irrigação – um dos destaques da Feira. O intuito, segundo informou a gestora ambiental da Seagro, Chryss Ferreira Macedo, é trabalhar a utilização de energias renováveis para o sistema de irrigação de pequenos produtores.
As palestras serão focadas no ciclo da silvicultura, biocombustíveis e energias limpas. Dentre os temas que serão apresentados nas palestras, destaca-se: controle de pragas e os procedimentos operacionais do Eucalipto, linhas de crédito para o plantio da Seringueira, Programa ABC – Agricultura de (do Banco do Brasil), irrigação de cana-de-açúcar, Sustentabilidade, Energia Solar e Fórum Mundial da Água.
Fonte: Assessoria de Comunicação Seagro/TO
◄ Leia outras notícias