Publicado em: 02/10/2012 às 14:00hs
Com o desenvolvimento de novas tecnologias, a utilização da biomassa sólida na co-geração e na geração simples de energia está crescendo e já é a fonte de energia renovável mais utilizada no mundo. No Brasil, aproximadamente 30% do consumo doméstico bruto de energia é derivado de produtos da biomassa vegetal. Além disso, segundo a ANEEL, a biomassa representa 30% dos empreendimentos de co-geração em operação no país
O evento, que entre outros temas discutirá produção de etanol de materiais lignocelulósicos; tecnologia de aproveitamento de resíduos de biomassa para energia ; florestas energéticas substituindo combustíveis fósseis em aplicações industriais; plantacões de eucaliptos para a produção de biomassa em curta rotação; avanços tecnológicos da produção de carvão vegetal,etc.
Estarão presente como conferencistas pesquisadores de diferente partes do país, como Afonso Henriques Moreira – UNIFEI; Paulo Trugilho – UFLA; Manoel Nogueira – UFPA;Emerson Schultz - Embrapa Agroenergia; Gilmar Teixeira – Cargill Agrícola, Rosimeire Cavalcante – UFRN; Laércio Couto – RENABIO; Francisco Catalán – ERB Energias Renováveis do Brasil,Jorge Colodette – UFV; Augusto Valência –ArcelorMittal,dentre outros.
Participam do evento cerca de 200 pessoas, entre empresários, profissionais, estudantes e pesquisadores ligados ao setor florestal.
Colaboram com a realização do Fórum, as empresas Aperam Bioenergia, Painel Florestal, CEMIG, Bayer, Unibrás Agroquímica,Portal Celulose Online, Plantar, Motocana, Portal Biomassabr, Associação Mineira de Silvicultura e Revista da Madeira, além do CNPq, Capes e Fapemig.
Informações : sifeventos@gmail.com.
Fonte: SIF - Sociedade de Investigações Florestais
◄ Leia outras notícias