Publicado em: 16/08/2012 às 09:40hs
O presidente interino da União da indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Antonio de Padua Rodrigues, participará do maior encontro do setor sucroenergético realizado no Nordeste, que terá também a participação do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Mendes Ribeiro.
“O Fórum proporcionará uma reflexão abrangente dos problemas vividos pelo setor nos últimos anos. Os temas serão analisados por gente gabaritada nessas questões, e pelo espectro das iniciativas privada e pública, o que é importante para se chegar a uma consenso,” afirma Padua.
Esta será a sexta edição do seminário, que anualmente reúne mais de 500 pessoas na capital pernambucana. Em sua participação, no painel “Saindo da Crise com Produtividade,” Padua vai defender a ampliação da participação dos produtos derivados da cana na matriz energética nacional. O painel terá ainda a presença dos presidentes do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Alagoas (Sindaçúcar/AL), Pedro Robério de Melo, e da consultoria Datagro, Plínio Nastari, debatendo soluções para que o Brasil dobre a produção de cana até 2020, elevando a moagem para além de 1,2 bilhão de toneladas por ano.
Soluções
Entre as soluções propostas pelo setor sucroenergético para a retomada da expansão da produção de etanol no Brasil estão a revisão da carga tributária que incide sobre o combustível e a unificação, em todo o País, da alíquota do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) cobrada sobre o produto. No Fórum Nordeste 2012, o tema será pauta do painel “As Barreiras Existentes no Mercado de Biocombustíveis no Brasil,” que reunirá o presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco (Sindaçúcar/PE), Renato Cunha, o presidente da Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig), Luiz Custódio Cotta Martins, e o diretor do Centro Brasileiro de Infra Estrutura (CBIE) e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Adriano Pires.
Mitos e visões sensacionalistas às vezes explorados pela mídia nacional e internacional, associando a produção de cana ao desmatamento da Amazônia e ao trabalho escravo, serão abordados no painel “A Agroenergia Brasileira e o Estigma do Trabalho Degradante.” Integram a mesa de debates o presidente do Sindicato da Indústria de Fabricação de Etanol do Estado de Goiás (Sifaeg), André Rocha; o secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Gerardo Fontelles; o presidente do Sindicato dos Cultivadores de Cana-de-Açúcar no Estado de Pernambuco (Sindicape), Gerson Carneiro Leão; e o chefe do departamento jurídico da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Cristiano Zaranza.
Homenagens
Durante a abertura do evento, os organizadores farão a entrega do Prêmio Fórum Nordeste 2012 a duas importantes personalidades do setor sucroenergético nordestino. Serão homenageados Luiz Antônio Bezerra, diretor-presidente da Usina Trapiche, localiza no município de Serinhaém, em Pernambuco, e José Ribeiro Toledo, presidente da Cooperativa Regional dos Produtores de Açúcar e Álcool de Alagoas (CRPAAA/AL).
Fonte: UNICA - União da Indústria de Cana-de-açúcar
◄ Leia outras notícias