Publicado em: 26/11/2024 às 09:00hs
Os contratos de longo prazo no mercado livre de energia renovável, voltados para o abastecimento de data centers no Brasil, totalizam 330 megawatts médios (MWmédios) nos últimos três anos, com um montante aproximado de R$ 7,7 bilhões. A informação foi revelada por meio de um mapeamento da consultoria CELA (Clean Energy Latin America), especializada em assessoria financeira e consultoria estratégica no setor de energia renovável.
Entre 2021 e 2024, a CELA identificou 11 acordos firmados entre geradores de energia renovável e data centers, sendo sete deles voltados ao modelo de autoprodução de energia e os outros quatro baseados em PPAs (Power Purchase Agreements), contratos de compra de energia entre consumidores e geradores no Ambiente de Contratação Livre (ACL), também conhecido como mercado livre de energia.
Camila Ramos, CEO da CELA, avalia o volume de contratos como significativo para um setor em ascensão no Brasil. “Em um período de apenas três anos, os data centers se tornaram demandantes relevantes de energia limpa, competitiva e renovável, o que demonstra o crescimento da indústria no país. O Brasil se posiciona como um polo de desenvolvimento para o mercado de renováveis, impulsionado pela competitividade das fontes solar e eólica, que têm se mostrado vantajosas em relação ao mercado global”, afirma Ramos.
A consultoria, que tem se empenhado em projetos de soluções energéticas para data centers, observa uma crescente demanda por energia renovável, especialmente no modelo de autoprodução. A perspectiva para o próximo ano é atender um número ainda maior de empresas, incluindo players internacionais que buscam expandir suas operações no Brasil.
Além dos contratos com data centers, a CELA também divulgou um levantamento sobre o mercado livre de energia em 2023. Foram registrados 23 contratos de longo prazo, com um total de 969 MWmédios contratados, representando um crescimento de 63% em relação ao ano anterior, quando o volume foi de 594 MWmédios. O montante financiado para esses acordos foi de R$ 5,4 bilhões. No entanto, o número de contratos registrou uma leve queda, passando de 27 em 2022 para 23 em 2023.
Desde 2017, a CELA mapeou 140 contratos de longo prazo (PPAs) no mercado livre de energia, com um total de 14,3 gigawatts (GW) de capacidade instalada. Esses contratos representam 4.147 MWmédios de energia, sendo 2.431 MWmédios provenientes de fontes solares e 1.717 MWmédios de energia eólica.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias