Outros

Biomassa como fonte de desenvolvimento de novos negócios

A Feira Florestal&Biomassa traz Celso Oliveira, um dos melhores consultores no setor, para comandar um de seus workshops: "Biomassa como uma Fonte de Desenvolvimento de Novos Negócios", com destaque ao potencial de geração de biomassa da região


Publicado em: 17/08/2012 às 15:20hs

Biomassa como fonte de desenvolvimento de novos negócios

A busca por fontes renováveis de energia é uma tendência global que tem se fortalecido nos últimos anos, especialmente aquelas derivadas de biomassa. A região do Planalto Serrano de Santa Catarina, por possuir uma das maiores concentrações de florestas plantadas de Pinus do Brasil, apresenta um grande potencial para a formação de biomassa florestal. 

Celso Oliveira, que é presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Biomassa e Energia Renovável – ABIB Brasil e consultor especializado em Direito Ambiental e Energias Renováveis, esclarece que tratará "do aproveitamento dos resíduos florestais e industriais na produção de pellets e briquetes para atender a grande demanda internacional, bem como o potencial de biomassa da região para fins de aproveitamento e para o desenvolvimento de novos negócios ao setor, para a geração de novos empregos ".

Em sua apresentação, merecerá destaque uma legislação para incentivos fiscais existente no município de Lages referente aos aproveitamentos dos resíduos florestais e industriais, para atrair novas empresas, geração de novos negócios, emprego, compromissos ambientais, inovação tecnológica e dividendos tributários. Com isso, Celso Oliveira diz que pretende "alertar e orientar os empresários da região a respeito desta excelente oportunidade de agregarem novos negócios em seus empreendimentos florestais”.

WORKSHOP 2 - Biomassa como uma Fonte de Desenvolvimento de Novos Negócios: Potencial do Planalto Serrano Catarinense

20/ Setembro/2012 - 17h00 às 19h00

Local: Auditório Paraque Conta Dinheiro - Lages/SC

Temário:

• Crise energética e danos ao meio-ambiente; Sustentabilidade Energética; Demanda Global de Energia IPCC e o Uso da Biomassa Energética; Visão Internacional da Importância e o Uso da Biomassa;
• Geração de Biomassa.
• Floresta de Biomassa para Fins Energéticos.
• Centro de Processamento e Recolhimento de Biomassa.
• Biomassa Energética: Woodchips Papel e Celulose; Briquete; Pellets; Crédito de Carbono.
• Modelo de Legislação Municipal de Incentivos à Implantação de Unidades Industriais: Caso de Lages/SC.


A 2ª edição de Florestal&Biomassa - Feira de Máquinas, Equipamentos, Produtos e Serviço, acontece de 19 a 21 de setembro de 2012, no Parque de Exposições Conta Dinheiro, em Lages–SC. O evento é uma realização do Sindimadeira e da Associação Rural de Lages/SC, com promoção e organização da Hannover Fairs Sulamérica Ltda, empresa do grupo alemão Deutsche Messe AG. A empresa é a organizadora, entre outras, da LIGNA Hannover.

Fonte: Assessoria de Imprensa Cris Menegon Comunicação

◄ Leia outras notícias