Etanol

Raízen expande sua atuação na região de Ourinhos com inauguração de terminal

Com investimentos de 20 milhões , Raízen inicia operação de um polo receptor de etanol na cidade


Publicado em: 06/12/2012 às 14:10hs

Raízen expande sua atuação na região de Ourinhos com inauguração de terminal

A Raízen iniciou hoje a operação de um polo receptor de etanol em Ourinhos, interior de São Paulo, que contará com investimentos de R$ 20 milhões. O terminal movimentará 1 milhão de litros do produto por dia e atenderá toda a Região Sul pelo modal ferroviário e rodoviário.

O projeto prevê ainda a ampliação da planta para se tornar também um centro de distribuição de combustíveis implicando em investimentos adicionais de R$ 26 milhões. Para isso, a capacidade será ampliada para um total de 36 milhões de litros com a movimentação de novos produtos, como gasolina, diesel e biodiesel. As duas fases integralizarão investimentos de 46 milhões no local.

A inauguração e ampliação da planta devem gerar 100 novos empregos diretos e indiretos na cidade, com prioridade para a contratação de mão-de-obra local.

As benfeitorias, que são parte do plano de investimentos da Raízen, pretendem direcionar de maneira estratégica os recursos da companhia para a ampliação de sua capacidade de armazenagem estática, a exploração de modais de transporte menos poluentes – como transporte marítimo, hidrovias e dutos – e a otimização da capacidade de movimentação logística nas ferrovias e rodovias.

Expansão

A inauguração do polo receptor de etanol em Ourinhos expande a atuação da Raízen na região, que já conta com uma unidade produtora de açúcar, etanol e bioenergia em Ipaussu, localizada a apenas 30 quilômetros de Ourinhos. A planta tem capacidade de moagem de 2,6 milhões toneladas de cana-de-açúcar e produziu na última safra (2011/12) 158.000 toneladas de açúcar e 67 milhões de litros de etanol, além de cogerar 76 MW/h a partir do bagaço da cana.

Em 2013, a Raízen deve inaugurar em Ipaussu mais um núcleo de sua Fundação. O novo braço de responsabilidade social da empresa será responsável por oferecer cursos profissionalizantes para a comunidade local. A Raízen já conta com outros seis núcleos fixos da Fundação, além de uma unidade móvel.

Sobre a Raízen

A Raízen é a empresa resultante do processo de integração dos negócios da Shell e Cosan. A empresa está entre as cinco maiores companhias do Brasil em faturamento. Com 24 unidades de produção, a Raízen tem capacidade para produzir 2,2 bilhões de litros de etanol por ano, 4,4 milhões de toneladas de açúcar e 900 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana. A Raízen possui 57 terminais de distribuição e comercializa aproximadamente 21 bilhões de litros para os segmentos de transporte e indústria e para a sua rede formada por 4.700 postos de serviço com a marca Shell.

Fonte: Máquina da Notícia

◄ Leia outras notícias