Etanol

Preços do Etanol em São Paulo Continuam em Alta

Demanda Aumentada e Oferta Reduzida Pressionam Valores do Biocombustível


Publicado em: 23/07/2024 às 11:26hs

Preços do Etanol em São Paulo Continuam em Alta

Desde o início do ano, o preço do etanol hidratado no estado de São Paulo tem seguido uma trajetória de alta, impulsionado pela elevada demanda, que se deve à competitividade do biocombustível em relação à gasolina.

Em Paulínia, o etanol hidratado encerrou o mês de junho com o valor de aproximadamente R$ 2,60 por litro, sem impostos, marcando um aumento de 6,7% em relação ao mês anterior. Esse tipo de elevação é incomum para o período, uma vez que as usinas de açúcar e etanol geralmente enfrentam um momento de dificuldades financeiras devido aos altos custos iniciais da safra. Este cenário leva a uma pressão nos preços, uma vez que as usinas oferecem grandes volumes do biocombustível em um curto intervalo de tempo.

No que diz respeito à oferta, o Itaú BBA estima uma redução no volume de etanol para a safra 2024/25 (abril/24 a março/25). Apesar de uma previsão de aumento de 18% na produção de etanol a partir do milho, alcançando 7,4 bilhões de litros, a produção de etanol a partir da cana-de-açúcar deve totalizar 24,7 bilhões de litros, representando uma queda de 9,7% em relação ao ano anterior. Para o etanol hidratado especificamente, que é o tipo ofertado diretamente nas bombas de combustível, a expectativa é de uma produção de 18,7 bilhões de litros, o que representa uma diminuição de 9% em relação à safra anterior.

O Itaú BBA projeta que a paridade entre o etanol hidratado e a gasolina nas bombas de combustível de São Paulo deverá se manter acima de 70% a partir de setembro de 2024, podendo atingir até 75% no início de 2025.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias