Etanol

Novos acordos da Eco-Energy ampliam oferta de etanol

A trading de etanol Eco-Energy, controlada pela brasileira Copersucar, fechou acordo de comercialização com outras duas usinas produtoras de biocombustível dos Estados Unidos


Publicado em: 16/01/2013 às 14:50hs

Novos acordos da Eco-Energy ampliam oferta de etanol

Dois meses após a Copersucar adquirir o controle de capital da Eco-Energy, empresa que detém 10% do mercado norte-americano de biocombustíveis, foram formalizados por esta empresa dois novos acordo para comercialização exclusiva da totalidade da produção de etanol de duas novas destilarias nos Estados Unidos: Lincolnway Energy, localizada em Nevada, Iowa, e Corn Plus Ethanol, de Winnebago, Minnesota, com produção anual, respectivamente, de 208 milhões de litros e de 185 milhões de litros.

Os acordos ampliam a capacidade de oferta e de negociação da Eco-Energy em cerca de 8%, cujas operações conjuntas com a Copersucar representam a maior plataforma global de biocombustíveis, com oferta total de 10 bilhões de litros de etanol por ano e presença relevante nos dois principais mercados do mundo: os Estados Unidos e o Brasil.

“A expansão da Eco-Energy é um dos vetores estratégicos da Companhia e valoriza o investimento realizado pela Copersucar, com o aumento do potencial competitivo da nossa aliança em escala global e o reforço do etanol como energia limpa, dentro de uma matriz energética e econômica cada vez mais sustentável”, afirma Luís Roberto Pogetti, presidente dos Conselhos de Administração da Eco-Energy e da Copersucar. O acordo com a Corn Plus Ethanol formaliza uma parceria plurianual para a comercialização de etanol da empresa pela Eco-Energy, e deverá trazer economia de escala, maior abrangência logística e adição de valor para a produtora de biocombustível, conforme expectativa do CEO da Eco-Energy, Chad Martin.

A Lincolnway Energy chegou ao acordo de comercialização de etanol com a Eco-Energy após um amplo exame do cenário competitivo, optando pela parceria com o objetivo de usufruir de serviços de comercialização e distribuição com maior valor adicionado e contar com operações de venda focada na gestão de margens. Além dos dois novos acordos, a Eco-Energy conta com a exclusividade de comercialização da produção de 16 plantas e 26 terminais de transbordo.

A participação majoritária da Copersucar na Eco-Energy foi formalizada em novembro de 2012 e aprovada pelos órgãos reguladores americanos no mês seguinte. As empresas têm grande similaridade e complementariedade de operações, focadas na integração entre oferta e demanda e em soluções logísticas ao longo de toda a cadeia de suprimentos. “Com este investimento, tornamos a Copersucar uma empresa global no mercado de biocombustíveis, ampliando sua escala de atuação nos maiores mercados de etanol do mundo, beneficiando os produtores americanos e brasileiros, além dos clientes”, afirma Pogetti.

Sobre a Copersucar S/A: Constituída em 2008, é a maior comercializadora brasileira de açúcar e etanol integrada à produção. Seu modelo de negócio, considerado único, combina a produção das 48 usinas produtoras sócias e de cerca de 50 unidades não sócias, com um sistema integrado de logística, transporte, armazenamento e comercialização em grande escala, nos mercado interno e externo, sob responsabilidade e gestão direta da Companhia.

Sobre a Eco-Energy: Fundada há 20 anos, a Eco-Energy é um dos principais players do mercado norte-americano de biocombustíveis. Atua por meio de parcerias com refinarias de combustíveis, varejistas e tradings de commodities, criando soluções flexíveis de preços, produzindo análises de mercado e utilizando ampla rede de distribuição

Fonte: Contatos Comunicação+

◄ Leia outras notícias