Etanol

Expectativa de queda nos preços do etanol à medida que safra avança

Análise do Agro Mensal, da Consultoria Agro do Itaú BBA, aponta queda gradual nos preços do etanol devido ao aumento da produção, mas com demanda ainda aquecida


Publicado em: 24/04/2025 às 19:40hs

Expectativa de queda nos preços do etanol à medida que safra avança

Preços do etanol tendem a continuar em queda, mas com moderação

O preço do etanol hidratado em Paulínia-SP encerrou o mês de março com queda de 3,4%, atingindo R$ 2,85 por litro, sem impostos. O início das operações das usinas para a safra 2025/26, somado ao clima seco de março, contribuiu para o crescimento da produção de etanol, o que resultou em maior oferta e, consequentemente, impactou os preços. A expectativa é que esse movimento de aumento da produção continue nos próximos meses, o que deverá pressionar os preços para baixo, embora de forma moderada, já que a demanda pelo biocombustível permanece aquecida.

Nos meses seguintes, é projetado que a colheita de cana atinja seu pico, aumentando consideravelmente a oferta de etanol. Com isso, a produção deverá continuar a crescer, o que tende a pressionar os preços até o final do primeiro semestre, conforme a sazonalidade da cultura.

Oferta menor de etanol em 2025/26 e mudanças na distribuição por tipo de etanol

Apesar do aumento da oferta de etanol com a colheita, espera-se que os preços não apresentem quedas acentuadas, devido à forte demanda. A análise da oferta e demanda da safra deste ano indica um cenário mais apertado em comparação ao ano anterior. A estimativa da produção de etanol à base de cana é de 23,5 bilhões de litros, o que representa uma queda de 13% em relação à safra passada. Já o etanol produzido a partir do milho deve crescer 17% no ano, atingindo 9,6 bilhões de litros. Com isso, a oferta total de etanol é projetada para cair 5% no ano, somando 33,1 bilhões de litros.

Outro ponto relevante é a distribuição do etanol por tipo. A produção de etanol anidro deve aumentar sua participação na produção total, o que resultará em uma restrição de 12% no etanol hidratado destinado ao mercado de combustível durante todo o período.

Impactos na paridade do etanol com a gasolina e estimativas para a safra 2025/26

Dessa forma, a paridade do etanol hidratado em relação à gasolina na bomba dos postos precisará se manter acima da registrada na safra anterior. Para a safra 2025/26, a estimativa é que a paridade média no estado de São Paulo seja de 72%, superior aos 68% observados na safra 2024/25. Contudo, esse valor ainda dependerá do preço da gasolina da Petrobras, que se espera que se mantenha estável nos próximos meses.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias