Etanol

EUA querem elevar uso de etanol, apesar de campanha contrária

Uma proposta do governo dos EUA quer uma fatia maior do etanol de milho no mercado de gasolina do país, enquanto pecuaristas, ambientalistas e a indústria de petróleo querem derrubar o mandato por completo


Publicado em: 05/02/2013 às 09:50hs

EUA querem elevar uso de etanol, apesar de campanha contrária

A administração Obama propôs um aumento de 9 por cento no chamado padrão de combustíveis renováveis ante 2012, em linha com a lei de 2007.

Metade da elevação de 1,35 bilhões de galões iria para o etanol de milho e metade para os biocombustíveis "avançados", que produzem metade dos gases poluentes na comparação com o etanol de primeira geração.

O etanol brasileiro, feito de cana, é considerado "avançado".

No geral, os biocombustíveis teriam reservados 16,5 bilhões de galões no mercado de combustíveis para carros e caminhões leves. O mandato prevê 36 bilhões de galões em 2022, com metade do mandato indo para os biocombustíveis de nova geração.

No último outono, a administração negou o pedido de diversos governadores de Estados importantes na criação de animais e na produção de petróleo para reduzir ou eliminar as exigências sobre uso de etanol.

Os preços do milho dispararam durante uma seca em 2012, com produtores de etanol, pecuaristas e exportadores de grãos disputando uma oferta reduzida.

"Nós estamos nos preparando para uma batalha", disse Bob Dinneen da Associação de Combustíveis Renováveis, um grupo de comércio de etanol.

Ele disse que uma campanha contra o mandato de biocombustíveis já estava em andamento.

Haverá um período de 45 dias para que sejam recolhidos comentários sobre a proposta mais recente, até que a Agência de Proteção Ambiental (EPA, na sigla em inglês) emita uma decisão final.

Como parte de sua proposta, a EPA coloca um mandato para biocombustíveis avançados de 2,75 bilhões de galões, incluindo 14 milhões de galões para etanol de celulose

Traders dizem que o etanol brasileiro e a produção doméstica de biodiesel dos EUA iriam competir para preencher o mandato de biocombustíveis avançados. O biodiesel entra na conta dos biocombustíveis avançados.

A produção de etanol dos EUA caiu, na semana encerrada em 25 de janeiro, para o menor nível desde que o governo começou a coletar dados há mais de dois anos, com a baixa demanda e os altos custos levando muitas usinas a interromperem as atividades.

Fonte: Reuters

◄ Leia outras notícias