Etanol

ETH Bioenergia e Inbicon firmam parceria para etanol de 2º geração

Acordo tem o objetivo de acelerar o desenvolvimento de tecnologias para produção de etanol e outros produtos a partir de matérias-primas lignocelulósicas, como o bagaço da cana


Publicado em: 31/01/2013 às 09:00hs

ETH Bioenergia e Inbicon firmam parceria para etanol de 2º geração

A ETH Bioenergia, empresa da Organização Odebrecht, que atua na produção de etanol, açúcar e energia elétrica a partir da biomassa de cana-de-açúcar e a Inbicon, companhia dinamarquesa do grupo DONG Energy detentora de tecnologia que permite o uso da palha e do bagaço da cana-de-açúcar para a produção de biocombustível, anunciam um acordo para trazer o etanol de 2° geração para o mercado brasileiro. 

A parceria irá combinar a experiência industrial e comercial da ETH e a tecnologia e know-how da Inbicon para acelerar o desenvolvimento de tecnologias para produção de etanol e outros produtos a partir de matérias-primas lignocelulósicas, como o bagaço da cana. O objetivo é introduzir novas tecnologias às Unidades Agroindustriais da ETH e oferecer uma solução integrada e competitiva para outros produtores de bioenergia do País.

“A inovação é um dos pilares da estratégia de negócios ETH. A experiência da Inbicon na conversão de matérias-primas para produção de etanol de 2ª geração e outros produtos, associada ao nosso conhecimento na implantação e operação de usinas de cana-de-açúcar irá resultar em uma nova oportunidade de negócio que agregará valor à biomassa e trará ao mercado biocombustíveis e produtos bioquímicos mais sustentáveis e competitivos", destaca Luiz de Mendonça, presidente da ETH Bioenergia.

Para Henrik Maimann, vice-presidente de DONG Energy, a ETH Bioenergia é o parceiro mais atraente para a Inbicon no Brasil, por conta do seu histórico de atuação. “A cooperação com a ETH dará às duas empresas, acesso ao mercado brasileiro, um mercado estratégico para implantar a tecnologia de 2 ª geração para agregar valor à biomassa”, finaliza o executivo.

A primeira fase do acordo de cooperação abrange, entre outros pontos, uma pesquisa conjunta sobre a viabilidade da produção de etanol a partir de resíduos de cana, utilizando a tecnologia da Inbicon em plantas de produção de etanol de cana-de-açúcar já existentes.

 Sobre a ETH Bioenergia 

Controlada pela Organização Odebrecht, a ETH Bioenergia atua de forma integrada na produção, comercialização e logística de etanol, energia elétrica e açúcar. Com investimento total de R$ 8 bilhões, a ETH será líder em bioenergia em 2015, com a produção de 3 bilhões de litros de etanol e 2.700 Gwh/ano de energia elétrica a partir da cana-de-açúcar. Consolida cinco polos produtivos, localizados nos estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás e emprega hoje mais de 15 mil pessoas.

 Sobre DONG Energy (proprietária da Inbicon): 

DONG Energy é um dos principais grupos de energia no Norte da Europa, com sede na Dinamarca. Nosso negócio é baseado na aquisição, produção, distribuição e comercialização de produtos energéticos e relacionados no Norte da Europa. Temos cerca de 7 mil colaboradores e geramos DKK 57 bilhões (EUR 7,6 bilhões) em receitas em 2011.

Fonte: CDN ? Comunicação Corporativa

◄ Leia outras notícias