Publicado em: 29/08/2024 às 10:40hs
A StoneX revisou para cima sua previsão de consumo de gasolina e etanol (ciclo Otto) no Brasil em 2024, estimando um crescimento de 3%, atingindo 59 bilhões de litros. A projeção anterior apontava para um aumento de 2,44%. Esse ajuste reflete o cenário econômico interno aquecido, de acordo com a consultoria, que cita previsões mais otimistas para o PIB no último relatório Focus.
O destaque na revisão das projeções é o etanol hidratado, que deve registrar um aumento significativo de 27,7% no consumo, totalizando 20,9 bilhões de litros em 2024. Esse crescimento será impulsionado principalmente pela maior participação do etanol no consumo das regiões Norte e Nordeste.
Por outro lado, o consumo de gasolina deve cair 3,6% no próximo ano, totalizando 44,4 bilhões de litros. Essa retração será mais acentuada na região Centro-Sul, enquanto o consumo permanecerá estável nas regiões Norte e Nordeste.
Apesar da queda esperada no consumo de gasolina, a StoneX aponta que o recuo será menor do que o projetado em junho, refletindo as perspectivas de aumento no consumo de combustíveis leves em 2024. No entanto, esse crescimento não será suficiente para reverter a tendência de queda anual da gasolina.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias