Etanol

Brasil tem primeira planta de etanol de aviação certificada

A indústria de aviação é responsável por algo entre 2,4% e 3% das emissões globais de gases de efeito estufa, motivo pelo qual os caminhos para reduzir a sua pegada de carbono vêm sendo discutidos pelos principais agentes do mercado e pela sociedade global nos últimos anos


Publicado em: 26/09/2023 às 16:00hs

Brasil tem primeira planta de etanol de aviação certificada

A primeira produtora de etanol certificada para produzir combustível sustentável de aviação (SAF) mundialmente está no Brasil. Segundo comunicado emitido ao mercado em agosto, a Raízen poderá produzir a solução em sua planta de Piracicaba (SP), abrindo também oportunidades para que o Brasil desponte nesse setor. A informação foi veiculada em veículos de imprensa, como a Capital Reset, detalhando que a certificação em questão foi do tipo ISCC CORSIA Plus (Carbon Offsetting and Reduction Scheme for International Aviation).

A indústria de aviação é responsável por algo entre 2,4% e 3% das emissões globais de gases de efeito estufa, motivo pelo qual os caminhos para reduzir a sua pegada de carbono vêm sendo discutidos pelos principais agentes do mercado e pela sociedade global nos últimos anos.

SAF é a sigla em inglês para combustível sustentável de aviação, e permite a substituição direta do querosene de aviação – que é um combustível fóssil – sem mudanças estruturais nas aeronaves. Por isso, ele é considerado como a principal alternativa para reduzir as emissões de gases de efeito estufa do setor, mas enfrenta o desafio do preço, que costuma ser de duas a cinco vezes maior que a alternativa fóssil.

A novidade da Raízen é uma resposta a isso, dado o preço mais baixo da produção do etanol. Além disso, ela traz embutida a possibilidade de que o Brasil se destaque no cenário mundial de SAF, em função da sua experiência na produção de combustíveis sustentáveis.

Fonte: ENGIE Brasil

◄ Leia outras notícias