Publicado em: 24/09/2012 às 09:40hs
Segundo ele, as exportações para os Estados Unidos serão impulsionadas pelo prêmio que o mercado norte-americano paga para o etanol avançado, categoria na qual a Agência Ambiental dos Estados Unidos enquadra o etanol que utiliza a cana-de-açúcar como matéria-prima.
Nesta safra, de acordo com Ono, o prêmio pago chegou a 90 centavos de dólar por galão de etanol (1 galão = 3,78 litros), o que incentivou as exportações de anidro. "Do total de 2,5 bilhões de litros que o Brasil deverá exportar na safra atual, cerca de 1,8 bilhão de litros irá para os Estados Unidos em função do prêmio pago", disse. O executivo explicou também que a expectativa de maior exportação de anidro para os Estados Unidos deve-se ao aumento da meta de utilização de etanol avançado em 2013. "Quanto maior a meta de utilização dos Estados Unidos, mais eles precisarão de etanol de cana do Brasil", disse.
Atualmente, o prêmio pago pelo etanol avançado pelos Estados Unidos caiu para 30 centavos de dólar por galão. Ono afirmou que o prêmio caiu porque os EUA já conseguiram preencher a cota de 2012 com etanol avançado e se retiraram do mercado. "Quando eles voltarem ao mercado para comprar a cota de 2013, este prêmio voltará a subir", avaliou.
Fonte: Agência Estado
◄ Leia outras notícias