Publicado em: 10/06/2024 às 18:20hs
Um teste realizado com caminhões movidos 100% a biodiesel, conduzido pela montadora Scania, revelou resultados promissores. Segundo o laudo homologado, o B100 emite até 95% menos gases poluentes em comparação ao diesel fóssil, mantendo torque, desempenho e funcionamento equivalentes.
Durante seis meses de operação nas estradas brasileiras, o caminhão B100 mostrou desempenho comparável aos veículos convencionais movidos a diesel B13. Surpreendentemente, o caminhão biodiesel foi ainda mais econômico, com uma economia de combustível de 2,23% em relação à frota ciclo diesel. Além disso, registrou-se uma redução significativa nos custos de manutenção.
Após percorrer 50 mil quilômetros, o laudo produzido pela revenda Scania em Curitiba, Paraná, demonstrou que o B100 não apenas polui menos e é mais econômico, mas também mantém um desempenho idêntico aos caminhões convencionais. A própria Scania endossa os resultados, ressaltando que o biodiesel não afeta o funcionamento, torque ou desempenho do veículo.
O caminhão B100 do Grupo Potencial é o primeiro do Brasil convertido de ciclo diesel B-13 para B-100. A conversão, realizada pela concessionária em parceria com a Scania, representou um investimento de aproximadamente R$20 mil. O processo incluiu modificações nos filtros de combustível e atualização de software, sem comprometer a funcionalidade do veículo.
O Grupo Potencial investiu mais de R$26,4 milhões no projeto, que contempla a aquisição de 24 novos modelos, todos adaptáveis para a utilização do biocombustível. Essa iniciativa reforça o compromisso da empresa com a sustentabilidade e a busca por alternativas mais limpas e eficientes no transporte rodoviário.
Fonte: Portal do Agronegócio
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