Publicado em: 06/11/2012 às 10:45hs
Agrônomos e técnicos que atuam na cadeia produtiva do biodiesel em Mato Grosso começam, nesta terça-feira, a participar do módulo introdutório da Capacitação Continuada em Biodiesel, promovida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com Sedraf, Famato e Fiagril. Este primeiro módulo terá dois dias de duração e ocorre na Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop.
O curso buscará capacitar, de forma contínua, os agentes de assistência técnica e de extensão rural e consultores que atuam nas culturas utilizadas na produção de biodiesel em Mato Grosso. O estado é o maior produtor do biocombustível do país e concentra uma grande quantidade de indústrias beneficiadoras do produto. A grande produção de soja é o que explica a participação mato-grossense neste mercado, uma vez que a oleaginosa é utilizada como matéria prima para mais de 80% do biodiesel produzido no Brasil, segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Neste módulo inicial da Capacitação, será feita uma abordagem geral sobre a produção de biodiesel no estado e no país e sobre a metodologia de trabalho para a transferência de tecnologia que vem sendo adotada pela Embrapa Agrossilvipastoril no estado. Além da cadeia do biodiesel, outras cadeias como a da pecuária leiteira, da olericultura, fruticultura, piscicultura, apicultura, mandiocultura, sistemas agroflorestais e integração lavoura-pecuária-floresta já estão com processos de capacitação continuada de técnicos em andamento.
A programação apresentará ainda as espécies oleaginosas alternativas para a produção de biodiesel, a relação água-solo-planta, o gerenciamento de pequena propriedade rural em atividade para a produção de biodiesel, além de aspectos ligados à cultura da soja, como o manejo integrado do solo, de pragas, doenças e de plantas daninhas.
Entre os instrutores deste módulo introdutório estão pesquisadores da Embrapa Agrossilvipastoril, Embrapa Soja e Embrapa Gado de Leite, além de professores da Univag e do Senar. Participam também representantes de empresas que atuam na produção de biodiesel.
Fonte: Embrapa Agrossilvipastoril
◄ Leia outras notícias