Biodiesel

Ministério reúne produtores e indústrias para discutir produção de biodiesel em MT

Participarão do encontro representantes dos produtores e das empresas beneficiadoras de matéria prima.


Publicado em: 05/09/2012 às 10:00hs

Ministério reúne produtores e indústrias para discutir produção de biodiesel em MT

Os atores envolvidos na cadeia produtiva do biodiesel em Mato Grosso se reunirão nesta quarta-feira, na sede da Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop (MT), para fazerem um balanço da safra 2011/2012 e planejarem a próxima safra. A reunião é coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e conta com a participação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf).

Participarão do encontro representantes dos produtores e das empresas beneficiadoras de matéria prima.

Segundo o coordenador de biocombustíveis do MDA, André Machado, esta reunião é importante para levantar problemas que tenham ocorrido na safra passada, buscar corrigi-los e melhor orientar a produção futura, além de permitir que sejam firmados acordos e contratos para a safra 2012/2013.

Câmara Técnica de Bionergia


Na tarde desta terça-feira, também na Embrapa Agrossilvipastoril, representantes do governo federal, governo do estado, da Embrapa, de produtores e das empresas produtoras de biocombustíveis participaram de mais uma reunião de trabalho da Câmara Técnica de Bioenergia.

De acordo com o consultor do programa do biodiesel em Mato Grosso, Dieter Metzner, a Câmara busca encontrar soluções para os problemas da cadeia produtiva dos biocombustíveis, visando o benefício da agricultura familiar e também das indústrias que atuam no setor.

Na pauta da reunião da Câmara Técnica de Bioenergia estavam a assistência técnica e transferência de tecnologia aos agricultores familiares, pesquisa e tecnologia para culturas oleaginosas e o planejamento e encaminhamento das ações para o segundo semestre.

Durante a reunião, os participantes também visitaram um experimento conduzido pela Embrapa Agrossilvipastoril, em parceria com a Fiagril, com dendê irrigado para a produção de biodiesel. O trabalho visa identificar níveis de irrigação de dendezeiro e viabilidade econômica do sistema produtivo.

Fonte: Embrapa Agrossilvipastoril

◄ Leia outras notícias