Publicado em: 17/04/2012 às 10:40hs
O presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Marco Maia (PT-RS),visitou hoje (16/4) a Linha Verde em Curitiba, trajeto de transporte coletivo com 32 ônibus movidos a biodiesel.
A convite da Frente Parlamentar do Biodiesel, o deputado estava acompanhado do presidente da Frente, deputado federal Jerônimo Goergen (PP-RS), e dos colegas Elvino Bohn Gass (PT-RS) e Valdir Colatto (PMDB-SC). Da comitiva fez parte também o presidente da Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil (Aprobio), Erasmo Battistella.
Depois de percorrer os 9 quilômetros da Linha Verde, que transporta mais de 20 mil passageiros por dia, autoridades e empresários foram recebidos pelo prefeito Luciano Ducci, para uma apresentação do projeto de urbanização da capital paranaense baseado no emprego de combustível renovável e menos poluente.
"O governo brasileiro reconhece no biodiesel o futuro da matriz energética do país no caminho das energias renováveis e Curitiba é um exemplo para todas as cidades brasileiras", afirmou o deputado Marco Maia (PT-RS).
Desde que entrou em funcionamento, em agosto de 2009, a Linha Verde reduz em 30% as emissões de gás carbônico e em 25% a opacidade da fumaça dos ônibus. Na sexta-feira passada (13/4), foram inauguradas as obras de ampliação do trajeto, o que permitirá colocar mais 20 ônibus em circulação.
"Desde 2009, uma parceria público-privada faz de Curitiba uma referência mundial no transporte coletivo e no respeito ao meio ambiente", disse o presidente da Aprobio, Erasmo Battistella, para quem o exemplo de Curitiba poderia ser seguido pelas demais capitais que sediarão os Jogos da Copa do Mundo em 2014.
A meta até o fim do ano é ter quase 100 veículos articulados de transporte coletivo. Com isso, será possível uma economia de 35% no uso de diesel derivado de petróleo, e redução na emissão de gases em 35% no monóxido de carbono, 80% no óxido de nitrogênio e 89% nas partículas destes poluentes.
Passo Fundo
Pela manhã, o presidente da Câmara dos Deputados esteve em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, onde visitou as instalações da BSBIOS, usina que fornece o biodiesel para os veículos da Linha Verde em Curitiba. O prefeito da cidade, Airton Dipp, anunciou a intenção de também implantar um sistema de transporte coletivo com veículos totalmente movidos a biodiesel.
Além de trabalhar pela aprovação no Congresso Nacional de uma nova legislação para o setor do biodiesel, a Frente Parlamentar do combustível verde busca levar a ideia de adoção de projetos semelhantes nas demais capitais que sediarão jogos da Copa do Mundo em 2014.
Até o final do mês o governo deve encaminhar à Câmara dos Deputados o texto de proposta para estabelecer um novo marco regulatório para o setor, numa segunda fase do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel, criado em 2005.
Fonte: Aprobio ? Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil
◄ Leia outras notícias