Publicado em: 01/03/2012 às 17:10hs
O Rancho da Bela Vista, situado no município de Andradas (MG), será palco do 1º Enduro dos Criadores de Mangalarga. A competição, que conta com a chancela da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM), acontecerá a partir das 9h30 do sábado 17 de março.
Segundo a Global Equi Consulting, empresa responsável pela organização do evento, o 1º Enduro dos Criadores será composto por uma prova de regularidade, na qual os competidores deverão completar um anel de aproximadamente 20 quilômetros de percurso. Além disso, três categorias estarão em disputa: Infantil (para crianças de seis a 12 anos), Júnior (destinada a jovens de 13 a 18 anos) e Adulta (voltada a competidores com idade a partir de 19 anos).
As inscrições devem ser feitas até o dia 13 de março na sede da ABCCRM ou pelo telefone (11) 3673-9400, com Patrícia ou Carlos. O valor de R$ 120,00 inclui um fardo de feno e acomodação para o equino participante em piquetes de pastagem. Haverá ainda premiação para os classificados entre o primeiro e o quinto lugar de cada categoria, além de medalhas para todos os participantes.
Grande aptidão
O enduro de regularidade é uma modalidade hípica para a qual o cavalo Mangalarga demonstra grande aptidão. Afinal, a raça reúne características como docilidade, resistência e comodidade, todas elas muito importantes para a prática deste esporte, cujas provas ocorrem sempre ao ar livre, percorrendo trilhas e estradas rurais geralmente cercadas por notáveis paisagens.
Também conhecida como enduro de velocidade controlada, a modalidade exige em suas provas que o conjunto competidor siga um percurso previamente definido, tentando manter-se o mais fiel possível à média de velocidade previamente determinada pelos organizadores.
Durante a etapa final da Copa de Andamento Matsuda Mangalarga 2011, realizada na capital paulista, no mês de dezembro, a relação entre o enduro equestre e o cavalo Mangalarga foi, aliás, tema de uma palestra proferida pelo premiado endurista Fabrício Alvares Bagarolli.
“O intuito do nosso bate-papo foi mostrar para os criadores que é muito viável e muito indicado o direcionamento do cavalo Mangalarga para o enduro de regularidade, justamente porque trata-se de uma raça que reúne muitas qualidades desejáveis nessa modalidade. Além de possuir um temperamento adequado e calmo, o Mangalarga é resistente e possui um andamento confortável, que permite ao cavaleiro dispensar o uso do trote elevado durante as provas”, destacou Bagarolli, sócio da Global Equi Consulting ao lado do veterinário Guilherme Ferreira Santos.
O palestrante ressaltou ainda que, além de se destacar nas competições, o Mangalarga pode ocupar um importante espaço no mercado de cavalos para enduro. “A prova de regularidade, onde a gente encontra muitos cavalos e cavaleiros iniciantes, é a modalidade mais indicada para o Mangalarga ampliar suas atividades. Afinal, ele é um equino menos desgastante para o cavaleiro, fácil de ser montado. Por esse motivo, acredito que os criadores da raça podem encontrar aí um interessante nicho de mercado, possibilitando a muitas pessoas a prática de um esporte equestre com prazer e alegria”, conclui Bagarolli.
Mais informações sobre o 1º Enduro dos Criadores podem ser obtidas no site www.cavalomangalarga.com.br.
Fonte: Assessoria de Imprensa ABCCRMangalarga
◄ Leia outras notícias