Biodiesel

Embrapa Agroenergia é correalizadora da Biodiesel Week

Ciclo de webinars celebra o Dia Internacional do Biodiesel


Publicado em: 06/08/2020 às 08:20hs

Embrapa Agroenergia é correalizadora da Biodiesel Week

Para celebrar o Dia Internacional do Biodiesel, comemorado em 10 de agosto, a União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) e a Embrapa Agroenergia promovem, de 10 a 14 de agosto, a primeira edição da Biodiesel Week. Será uma semana inteira de webinars, que vão abordar diferentes questões em evidência atualmente no setor como RenovaBio, o futuro dos leilões, qualidade, novos biocombustíveis e recuperação pós-pandemia, entre outros temas.

O evento, totalmente on-line e gratuito, contará com a participação de Alexandre Alonso, chefe-geral da Embrapa Agroenergia, e do pesquisador Bruno Laviola. 

Alonso participa da abertura do evento, dia 10 de agosto às 9h30, e também como palestrante do webinar “Renovabio: elegibilidade e rastreabilidade da soja e do milho” no dia 12 de agosto às 10h. No debate, especialistas irão discutir os aperfeiçoamentos que devem ser feitos na Política Nacional de Biocombustíveis, de modo a reconhecer a sustentabilidade da produção agrícola e permitir maior participação da soja e do milho, entre outras matérias-primas, na RenovaCalc, a calculadora do RenovaBio.

Já o pesquisador Bruno Laviola será um dos palestrantes no webinar “Novas matérias-primas para o biodiesel” no dia 11 de agosto, às 17h, no qual serão apresentados estudos e tendências para a diversificação de matérias-primas na produção de biodiesel aproveitando a biodiversidade brasileira.

O evento reunirá ainda empresários, agentes públicos, jornalistas, pesquisadores e representantes de instituições do Brasil e do exterior. “O setor de biodiesel no Brasil emprega hoje cerca de 400 mil trabalhadores e tem uma comunidade científica com mais de três mil pesquisadores. O objetivo dessa semana é promover o diálogo entre os diversos agentes envolvidos na cadeia produtiva para pensarmos o futuro pós-pandemia. O Brasil tem um potencial enorme para promover uma recuperação econômica em bases sustentáveis e os biocombustíveis são prova disso”, destaca Juan Diego Ferrés, presidente da Ubrabio.

No total, serão oito webinars, totalizando cerca de 15 horas de apresentações e debates, para tratar de diferentes aspectos do mercado de biodiesel no Brasil e no mundo. Serão discutidos temas como o desenvolvimento de políticas públicas para o setor; uso de novas matérias-primas para diversificar a produção; e a inclusão da agricultura familiar na cadeia produtiva do biodiesel.

A Biodiesel Week será transmitida ao vivo pelo canal da Ubrabio no YouTube (não é preciso fazer inscrição). Também será possível acompanhar o evento via o aplicativo Zoom e receber certificado, mas, neste caso, é necessária inscrição prévia.

Confira a programação completa, os participantes já confirmados e o link para inscrição.

Sobre o Dia Internacional do Biodiesel

Em 10 de agosto de 1893, em Augsburg, Alemanha, o primeiro modelo de Rudolf Diesel, um único cilindro de ferro de três metros com um volante em sua base, funcionou pela primeira vez abastecido com nada além que óleo de amendoim.

Mais de um século depois, o dia 10 de agosto passaria a ser lembrado como o Dia Internacional do Biodiesel, data que celebra a consolidação de um combustível renovável e biodegradável, obtido geralmente a partir da reação química de óleos vegetais ou gorduras de origem animal, com um álcool na presença de um catalisador (reação conhecida como transesterificação).

No Brasil, a criação do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB), em 2004, marca o início da produção e uso de biodiesel no país. Hoje, este combustível renovável é utilizado em misturas com o diesel fóssil. Todo o diesel comercializado no Brasil deve conter, no mínimo, 12% de biodiesel, em atendimento à legislação, que prevê o aumento de um ponto percentual na mistura obrigatória, anualmente, até alcançar 15% em 2023.

Fonte: EMBRAPA

◄ Leia outras notícias