Publicado em: 03/10/2012 às 15:00hs
Dados apresentados por ele nesta segunda-feira durante evento em São Paulo mostram que a capacidade instalada atual permite a oferta anual de 6,6 bilhões de litros de biodiesel. No entanto, a demanda neste ano deve ficar em 2,6 bilhões de litros.
Segundo Rodrigues, o estímulo ao consumo é um dos focos do novo marco regulatório para o setor que está sendo analisado pela Casa Civil, dentro do Plano Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB), criado em 2004. O descompasso entre o preço do diesel de petróleo e o do biodiesel explica o descasamento entre capacidade de produção e consumo, diz.
"No último leilão realizado pelo governo, o diesel foi vendido a R$ 1,45 o litro saindo da refinaria. O biodiesel foi vendido por R$ 2,70", afirmou durante a Conferência Internacional Biodiesel BR 2012, realizada nesta segunda-feira, em São Paulo.
Outra preocupação é a excessiva concentração da produção no Centro-Oeste e Sul do país. Enquanto a primeira região foi responsável por 42,3% da oferta de biodiesel brasileiro entre janeiro e julho, o Sul produziu 36,8%. O Sudeste, que concentra os principais mercados consumidores, teve 9,3% de participação no total.
"Nos últimos anos, a situação se manteve no geral na distribuição regional da produção. A única mudança foi o aumento da participação do Sul em detrimento do Sudeste", disse.s, de 6,6 bilhões de litros ao ano.
Fonte: Ideia Online
◄ Leia outras notícias